Senado homenageia mulheres constituintes com o Prêmio Bertha Lutz — Rádio Senado
Bertha Lutz

Senado homenageia mulheres constituintes com o Prêmio Bertha Lutz

Sessão especial do Senado homenageou o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. Na solenidade, 26 mulheres que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e 1988 receberam o Diploma Bertha Lutz. O prêmio é concedido anualmente a homens e mulheres que contribuíram para a defesa dos direitos das mulheres. A edição deste ano homenageou as constituintes pelos 30 anos da promulgação da Constituição. O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira, ressaltou o papel dessas mulheres para a igualdade de gênero na Constituição e observou que a participação feminina em cargos eletivos ainda é pequena.

07/03/2018, 13h35 - ATUALIZADO EM 07/03/2018, 16h58
Duração de áudio: 02:33
Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso Nacional destinada à comemoração do Dia Internacional da Mulher e à entrega do Diploma Bertha Lutz em sua 17ª Premiação.

O Diploma Bertha Lutz premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional. 

Mesa:
deputada Benedita da Silva (PT-RJ);
senadora Rose de Freitas (PMDB-ES);
senadora Lídice da Mata (PSB-BA);
procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM);
presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE); 
senadora Simone Tebet (PMDB-MS);
deputada Soraya Santos (PMDB-RJ);
senadora Lúcia Vânia (PSB-GO);
secretária Especial de Políticas para Mulheres do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fátima Pelaes.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: NOS 30 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO, O DIPLOMA BERTHA LUTZ É CONCEDIDO A VINTE E SEIS MULHERES CONSTITUINTES DE 1987 E 1988. LOC: O PRÊMIO FOI ENTREGUE EM SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, CELEBRADO EM OITO DE MARÇO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Em sua décima sétima edição, o Diploma Bertha Lutz foi concedido a vinte e seis mulheres deputadas da Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e 1988 - seis delas homenageadas in memorian. Ao observar que a presença feminina ainda é pequena no Parlamento, o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira, ressaltou o papel das constituintes. (Eunício Oliveira) “Foi uma bancada feminina que deixou marcas históricas na Constituição Federal em vigor. Não foi apenas no tema da mulher que elas deixaram suas marcas. Mas em vários projetos de lei, em várias mudanças que nós tivemos de comportamento nas relações humanas em todo o Brasil. Com sensibilidade social, senso de justiça e inteligência política, elas influenciaram, de maneira decisiva, vários temas do texto constitucional hoje em vigor”. (Repórter) Ao lembrar que a participação feminina na Constituinte foi vista com estranhamento, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, espera que nas eleições de 2018 as mulheres ocupem mais cargos eletivos. (Lídice da Mata) “A nossa presença, naquele momento, foi tratada pela imprensa quase como uma coisa exótica, mas se surpreenderam com que as mulheres significaram”. (Repórter) Muito emocionada, a senadora Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, disse que a chamada bancada do batom foi importante para uma Constituição mais igualitária. (Rose de Freitas) “Nós usamos o batom para muitas coisas: para nos enfeitar, para pixar os nossos espelhos, mas, sobretudo, para levantá-lo ao alto e dizer: somos diferentes, porém iguais”. (Repórter) Além das senadoras Lídice da Mata e Rose de Freitas, estão entre as constituintes homenageadas com o Diploma Bertha Lutz a senadora Lúcia Vânia, do PSB de Goiás e a deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro. Também receberam o prêmio as constituintes Anna Maria Rattes, Beth Azize, Bete Mendes, Eunice Michiles, Irma Passoni, Lúcia Braga, Maria de Lourdes Abadia, Maria Lúcia de Mello Araújo, Marluce Pinto, Moema São Thiago, Myriam Portella, Raquel Cândido, Raquel Capiberibe, Rita Camata, Sadie Hauache, Sandra Cavalcanti. E, in Memoriam: Abigail Feitosa, Cristina Tavares, Dirce Tutu Quadros, Márcia Kubitschek, Rita Furtado e Wilma de Faria.

Ao vivo
00:0000:00