Senado debate segurança pública em sessão temática — Rádio Senado
Plenário

Senado debate segurança pública em sessão temática

O Senado realizou nesta terça-feira (6) uma sessão temática para discutir a segurança pública e ações de combate à violência. O autor do pedido, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que este é o principal problema brasileiro, impedindo o avanço em outras áreas. Já o presidente do Senado, Eunício Oliveira, voltou a defender um Sistema Integrado de Segurança Pública. A proposta deve ser votada no Senado até o dia 20 de março. A reportagem é de Marcella Cunha.

06/03/2018, 19h19 - ATUALIZADO EM 06/03/2018, 19h19
Duração de áudio: 01:57
Plenário do Senado Federal durante sessão de debates temáticos destinada a discutir a questão da violência e da segurança pública. 

À tribuna em discurso, senador Lasier Martins (PSD-RS). 

Mesa: 
presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio de Araujo; 
chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ministro Sérgio Etchegoyen; 
ministro interino da Defesa, Joaquim Silva e Luna; 
presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE); 
representante do ministro da Justiça, secretário executivo Gilson Libório; 
presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Edvandir Felix de Paiva.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO PROMOVEU UMA SESSÃO TEMÁTICA NESTA TERÇA-FEIRA PARA DISCUTIR A VIOLÊNCIA E A SEGURANÇA PÚBLICA. LOC: O PRESIDENTE DA CASA EUNÍCIO OLIVEIRA VOLTOU A DEFENDER A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DAS POLÍCIAS E SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA. OS DETALHES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. TÉC: O autor do pedido de debate, senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, afirmou que a violência é o maior problema nacional e impede o avanço em outros setores. (Tasso – 15”): “Dificilmente vamos ter crescimento econômico, dificilmente vamos ter investimentos, dificilmente vamos ter uma educação organizada, de qualidade se esse nível de violência e essa mentalidade de violência não forem controlados.” (REP) O ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna, afirmou que as Forças Armadas estão preparadas para ações de Garantia da Lei e da Ordem. Para ele, embora a determinação de intervenção tenha sido para o Rio de Janeiro, o problema se estende a todo o país. (Joaquim): “É possível que haja incremento dessa ação? É possível, sim. Sendo convocados, teremos condições, teremos meios para colocar essa disposição. Acho que até devemos fazer esse investimento, para que se consiga avançar nessa direção.” (REP) Já o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Lima, ressaltou a dificuldade de unificar os dados nacionais de segurança pública. (Renato): “O sistema prisional é um sistema dúbio onde a gestão do preso é competência do Poder Judiciário, a gestão da prisão é competência do Poder Executivo. Quem manda no preso? No dia a dia a gente sabe que são as facções criminais que acabam dominando os presídios.” (REP) O presidente do Senado, Eunício Oliveira, voltou a defender um sistema integrado de atuação das forças de segurança. (Eunício): “O Sistema Nacional Integrado de Segurança Pública que coordene de maneira efetiva as atividades das diversas polícias, das inteligências que temos em todos os segmentos policiais do Brasil.” (REP) A proposta que cria o Sistema Integrado de Segurança Pública deve sofrer modificações e será votada na Câmara dos Deputados na próxima semana em regime de urgência. A ideia é que até o dia 20 seja aprovada também no Senado. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

Ao vivo
00:0000:00