Juristas defendem reforma do Código Comercial — Rádio Senado
Audiência pública

Juristas defendem reforma do Código Comercial

A Comissão Temporária criada para reformar o Código Comercial promoveu a primeira audiência do colegiado nesta quarta-feira (21). Participaram do debate, os juristas Fábio Ulhoa Coelho, João Otávio de Noronha e Alfredo de Assis Gonçalves Neto, que defenderam a modernização da legislação. O presidente da comissão, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), acredita que a reforma deve estimular o empreendedorismo e diminuir as taxas de desemprego no Brasil. O PLS 487/2013 que propõe a reforma do Código Comercial é de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

21/02/2018, 18h14 - ATUALIZADO EM 21/02/2018, 19h07
Duração de áudio: 01:39
Comissão Temporária para Reforma do Código Comercial - Art. 374-RISF (CCC) realiza audiência interativa com a participação do ministro do Supremo Tribunal De Justiça (STJ) e de professores.

Mesa:
professor Fábio Ulhoa Coelho;
ministro do Supremo Tribunal De Justiça (STJ), João Otávio de Noronha;
presidente da CCC, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE);
relator da CCC, senador Pedro Chaves (PSC-MS);
professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS JURISTAS QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA A REFORMA DO CÓDIGO COMERCIAL DEFENDERAM A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO. LOC: SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, A PROPOSTA, ENTRE OUTROS PONTOS, MELHORA O PROCESSO EMPRESARIAL E GARANTE MAIS SEGURANÇA JURÍDICA. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. (Repórter) O Código Comercial vigente é de 1850 e está incompleto desde que uma série de trechos foram revogados pelo Código Civil, em 2003. A proposta do novo Código Comercial tem mais de 400 páginas, que estabelecem, entre outros pontos, a simplificação e a desburocratização empresarial e a melhoria do ambiente de negócios no Brasil. O ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, destacou que a modernização na lei é fundamental tendo em vista a atual realidade comercial brasileira: (João) Essa modernização passa pela elaboração de um novo Código Comercial, onde se unifica princípios, onde se cria um processo empresarial. (Repórter) Segundo o advogado Fábio Coelho, a questão central da reforma do Código Comercial é a ampliação da segurança jurídica para as empresas. (Fábio) A empresa precisa saber como serão julgados os casos em que ela se envolve. A empresa não pode ser surpreendida por uma decisão judicial que vá numa direção oposta que está na lei. (Repórter) Presidente da Comissão Temporária para Reforma do Código Comercial, o senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, destacou que a iniciativa vai estimular a abertura de novas empresas. (Fernando Bezerra Coelho) Poderá estimular os brasileiros ao empreendedorismo. E, com isso, oferecer o emprego que a sociedade brasileira tanto reclama, tanto cobra. (Repórter) O relatório sobre a proposta vai ser apresentado até junho, segundo o senador Pedro Chaves, do PSC de Mato Grosso do Sul. Ele adiantou que seu voto deve ser favorável ao texto. PLS 487/2013

Ao vivo
00:0000:00