Cotas para trabalhadores da construção civil no Programa Minha Casa Minha Vida recebe voto contrário — Rádio Senado
Comissões

Cotas para trabalhadores da construção civil no Programa Minha Casa Minha Vida recebe voto contrário

Um projeto (PLS 331/2015) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM), em análise no senado, prevê cota de casas do Programa Minha Casa Minha Vida para trabalhadores da construção civil. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (21) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR), e recebeu um voto em separado do senador José Medeiros (PODE – MT) contrário ao tratamento diferenciado.

21/02/2018, 13h10 - ATUALIZADO EM 21/02/2018, 13h53
Duração de áudio: 01:28
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião com 7 itens. Na pauta, o PLS 68/2016, que amplia benefícios tributários à Zona Franca Verde.

À mesa, presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: UM PROJETO EM ANÁLISE NO SENADO PREVÊ COTA DE CASAS DO MINHA CASA, MINHA VIDA PARA TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL. LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, E RECEBEU UM VOTO EM SEPARADO CONTRÁRIO AO TRATAMENTO DIFERENCIADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: O projeto foi apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas. Ele faz um acréscimo à lei do Programa Minha Casa, Minha Vida, para garantir que cinco por cento das unidades sejam destinadas preferencialmente aos trabalhadores da construção civil. Durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o senador José Medeiros, do Podemos de Mato Grosso, leu um voto alternativo e explicou a intenção da proposta. (José Medeiros) O projeto visa atender a demanda habitacional de famílias de baixa renda por meio de diferentes modalidades. (Repórter) Só que José Medeiros entendeu que os trabalhadores da construção civil já se enquadram nos critérios previstos para o Minha Casa, Minha Vida. Por isto, votou contra a proposta. (José Medeiros) Os trabalhadores da construção civil em sua maioria já atendem aos requisitos necessários para se tornarem beneficiários do programa quanto à renda familiar. Assim, já são parte do público alvo desse programa. (...) Ademais não apresentam até agora nenhum grau maior de vulnerabilidade (...) que justifique a reserva especial em relação ao outros que se encontram na mesma situação. (Repórter) O relatório original, da senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, é favorável. Depois de votado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o projeto de lei não precisará ir ao plenário do Senado. Da Rádio Senado, Floriano Filho. PLS 331/2015

Ao vivo
00:0000:00