CDH aprova a inclusão da condição de pessoa com deficiência na cédula de identidade — Rádio Senado
Comissões

CDH aprova a inclusão da condição de pessoa com deficiência na cédula de identidade

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (07), o PLS 346/2017 que permite o registro da condição de “pessoa com deficiência” na cédula de identidade ou no Documento Nacional de Identidade. A proposta é do senador Hélio José (PROS-DF). O relator na CDH, senador Romário (Pode-RJ), apresentou emenda para permitir ao portador especificar que tipo de deficiência possui, se física, auditiva, visual, mental ou intelectual. Romário acredita que a mudança abre portas para a inclusão social. O projeto segue para o exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

07/02/2018, 14h46 - ATUALIZADO EM 07/02/2018, 16h01
Duração de áudio: 01:18
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião deliberativa com 16 itens. Entre eles, o PLS 382/2011, que trata da instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida.

Mesa:
presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI).

Bancada:
senador Paulo Paim (PT-RS);
senador Telmário Mota (PDT-RR);
senador João Capiberibe (PSB-AP);
senador Romário (Pode-RJ).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO APROVOU UM PROJETO QUE PERMITE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMPROVAR SUA CONDIÇÃO POR MEIO DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE. LOC: RELATOR ACREDITA QUE MUDANÇA ABRE PORTAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL. REPÓRTER MARCELA DINIZ: TÉC: O projeto aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado permite o registro da condição de “pessoa com deficiência” no Documento Nacional de Identidade. De acordo com o autor do projeto, senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, isso facilitará o acesso a serviços de interesse dessas pessoas, já que o próprio RG servirá como documento de comprovação da sua condição. O relator na CDH foi o senador Romário, do Podemos, do Rio de Janeiro. Ele apresentou uma emenda ao texto original da proposta, para permitir que o titular da identidade, se assim o desejar, possa especificar que tipo de deficiência possui: (Romário) A pronta comprovação da deficiência em documento tão simples e de ágil apresentação abrirá inúmeras portas às pessoas com deficiência. A informação será registrada por meio da expressão “pessoa com deficiência”, podendo, a pedido do interessado, ser especificado segundo sua condição física, auditiva, visual, mental ou intelectual. (REP) O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado lá, ele pode seguir direto para análise da Câmara dos Deputados, sem ter de passar por nova votação no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

Ao vivo
00:0000:00