Eunício defende idade mínima para aposentadoria, retirada de privilégios e manutenção de direitos adquiridos — Rádio Senado
Agenda 2018

Eunício defende idade mínima para aposentadoria, retirada de privilégios e manutenção de direitos adquiridos

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, acredita que o Congresso vai concluir a reforma da Previdência em 2018. Ele entende que é preciso estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria, já que o brasileiro está “vivendo bem mais do que no passado. Sem especificar, ele defende a necessidade de “mexer nos privilégios” previdenciários, mas sem retirar os direitos adquiridos dos trabalhadores. Eunício Oliveira entende que “a maior rede de proteção social do mundo”, representada pela Previdência Social, ajudou o país a superar a crise econômica atual. Por isso, ele acha que o sistema de seguridade social deve ser preservado.

22/12/2017, 17h19 - ATUALIZADO EM 22/12/2017, 17h51
Duração de áudio: 01:42
Presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), concede entrevista ao programa Cidadania da TV Senado. 

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Marcos Brandão / Agência Senado

Transcrição
LOC: AO CITAR OS DESAFIOS PARA 2018, EUNÍCIO OLIVEIRA DEFENDEU A REVISÃO DE FUNCIONAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SEM A RETIRADA DE DIREITOS ADQUIRIDOS PELOS MAIS CARENTES. LOC: CITOU AINDA QUE O CONGRESSO VAI TRABALHAR EM AÇÕES QUE POSSAM DAR AO PAÍS CONDIÇÕES DE RETOMADA DO CRESCIMENTO COM A QUEDA NA TAXA DE JUROS E DA INFLAÇÃO. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: Ao falar de 2018, o tema Reforma da Previdência foi citado pelo presidente Eunício Oliveira que defendeu uma revisão de regalias na Previdência Social, mas sem mexer nos direitos adquiridos principalmente da parcela mais pobre da população. (EUNÍCIO) Acho que nós temos que discutir uma idade mínima para que as pessoas possam se aposentar nós estamos vivendo bem mais do que no passado, agora tirar direitos adquiridos de trabalhadores brasileiros,sempre disse isso aqui, o Brasil sempre teve essa tranquilidade de passar por essa crise imensa que graças a Deus começamos a nos afastar dela porque temos a maior rede social do mundo. Então por que mexermos nessa rede? Nós temos que mexer nos privilégios. (REP) Eunício lembrou da atenção que o Senado deu aos pequenos agricultores que passaram por momentos difíceis como as secas e afirmou que essa premissa de ajudar os pequenos agricultores, pequenos empresários e população mais carente continuará tendo a atenção do Senado em 2018. E disse que os desafios continuam sendo ações no campo econômico com o intuito de impulsionar o desenvolvimento do país. (EUNÍCIO) Nós devemos baixar a taxa de juros, conservar a inflação baixa e gerar a oportunidade de emprego e renda para o Brasil. Se depender dessa Casa, Se depender de Leis, de mudanças de trabalho, de dedicação. A população brasileira pode ter certeza de que independente do ano eleitoral, nós vamos fazer o dever de casa. (REP) A proposta de reforma da previdência está sob análise da Câmara dos Deputados e virá para o Senado após a votação. Os trabalhos legislativos serão retomados no dia 2 de fevereiro. Da Radio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00