Aprovado projeto que permite aos cidadãos acompanhar as contas públicas — Rádio Senado
Comissão de Transparência

Aprovado projeto que permite aos cidadãos acompanhar as contas públicas

Os cidadãos beneficiados com a tarifa social de energia elétrica poderão receber mais descontos na conta. Um projeto de lei (PLS 260/2017) que aumenta as faixas de consumo e os descontos na tarifa foi aprovado na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Segundo o autor do projeto, senador Roberto Rocha (PSDB – MA), as regiões mais pobres são as que pagam as maiores tarifas de energia elétrica.

13/12/2017, 12h42 - ATUALIZADO EM 13/12/2017, 13h28
Duração de áudio: 01:56
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião deliberativa com 22 itens. Na pauta, o PLS 457/2016, que prevê o uso de segurança privada no interior dos locais de eventos esportivos.

À mesa, vice-presidente da CTFC, senador Airton Sandoval (PMDB-SP).

Bancada:
senador Acir Gurgacz (PDT-RO); 
senador Armando Monteiro (PTB-PE); 
senador Cidinho Santos ( PR-MT); 
senador Cristovam Buarque (PPS-DF);
 senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); 
senador Elmano Férrer (PMDB-PI); 
senador João Capiberibe (PSB-AP); 
senadora Regina Sousa (PT-PI); 
senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: JÁ PODE SEGUIR PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS A PROPOSTA QUE GARANTE A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E NA FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS. LOC: A IDEIA É GARANTIR A TRANSPARÊNCIA DOS ATOS PÚBLICOS, COMO INFORMA A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O projeto do senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, cria o mecanismo de gestão compartilhada. Por ele, grupos de cidadãos organizados em aplicativos disponíveis na internet ou em telefone celular poderão acompanhar a aplicação orçamentária, financeira e a execução de obras, prestação de serviços e compras de materiais e equipamentos pelo poder público. Pela proposta, os órgãos da administração direta e indireta de todos os Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deverão disponibilizar na internet ferramentas para o acompanhamento popular. A relatora da matéria na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul, acredita que a iniciativa vai permitir a efetiva transparência dos atos públicos. (Simone Tebet) “Prima, entre tantos princípios essenciais ao exercício da cidadania e da democracia, o direito à informação, o direito à participação popular. No futuro, será um projeto lembrado como um projeto pioneiro no que se refere à aplicação efetiva do princípio constitucional da publicidade e da transparência”. (Repórter) Na avaliação do senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, a gestão compartilhada vai melhorar a imagem dos políticos na sociedade. (Cristovam Buarque) “Esse é um tipo de projeto que traz a necessária transparência, fundamental para resgatar a credibilidade da política na opinião pública brasileira. Eu espero que rapidamente esse projeto caminhe e que a gente possa tê-lo como balizador das ações no mundo da política em gera, do Executivo, Legislativo e Judiciário”. (Repórter) O projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para que seja votado no Plenário do Senado. PLS 325/2017

Ao vivo
00:0000:00