Sessão especial comemora datas históricas da maçonaria — Rádio Senado
Homenagem

Sessão especial comemora datas históricas da maçonaria

O Plenário do Senado celebrou, nesta segunda-feira (11), os 180 anos da instituição maçônica Grande Colégio de Ritos para o Brasil e os 300 anos da fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra. Durante a homenagem, que foi proposta pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), participantes lembraram a importância da maçonaria em eventos históricos no país e no mundo. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) lembrou que a maçonaria é conhecida por incentivar o estudo e a racionalidade, e pediu o apoio da instituição para melhorar a política.

11/12/2017, 17h27 - ATUALIZADO EM 11/12/2017, 21h22
Duração de áudio: 02:03
Plenário do Senado durante sessão especial destinada a comemorar os 180 anos do Grande Colégio de Ritos para o Brasil e os 300 anos de fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Mesa:
reitor do Grande Colégio de Ritos, Filipe Passos Marzano;
presidente da sessão, senador Hélio José (Pros-DF);
grande chanceler e presidente do Grande Colégio de Ritos - Brasil, Max Hager; 
mestre instalado da Loja Abrigo do Cedro nº 8 – Brasília, Almir Antonio Lustosa Pinheiro.

Em discuso, à tribuna, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Foto:  Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL CELEBROU OS 180 ANOS DO GRANDE COLEGIO DE RITOS DO BRASIL E OS 300 ANOS DA FUNDAÇÃO DA GRANDE LOJA MAÇÔNICA DA INGLATERRA. LOC: OS PARTICIPANTES LEMBRARAM A IMPORTÂNCIA DA MAÇONARIA EM EVENTOS HISTORICOS NO PAÍS E NO MUNDO. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS: TÉC: O plenário do Senado celebrou os 180 anos da instituição maçônica Grande Colégio de Ritos para o Brasil e os 300 anos da Grande Loja Unida da Inglaterra. O objetivo da organização é fazer um estudo da história dos ritos antigos da maçonaria desde que a instituição foi fundada. Para o presidente do Grande Colégio de Ritos para o Brasil, Max Heger, os maçons precisam ampliar seu grau de conhecimento para auxiliar o País. (Max Heger) A Maçonaria precisa também legar aos seus membros, até para que possam não somente reverberar o que aparece, o que acontece nos Whatsapps de tantos telefones. Nós precisamos saber o que nós transmitimos, o que nós legamos. Nós precisamos de conhecimento e de estudos. Nós precisamos objetivar esse grande trabalho de reconstruir uma nação. (Ana) O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, lembrou que a maçonaria é conhecida por incentivar o estudo e a racionalidade, e pediu o apoio da instituição para melhorar a política. (Cristovam Buarque) Não apenas 180 anos, mas com uma imensa quantidade de não apenas militantes, mas irmãos como vocês se chamam entre vocês. E não apenas entidades que visam uma religião, um grupo, um interesse, mas uma entidade que transcende essas coisas menores e que pensa a humanidade inteira. Que pensa o Brasil e não um partido. (Ana) Segundo os registros históricos, integrantes da maçonaria estiveram presentes em momentos cruciais da história brasileira, como a independência do País, a proclamação da República e a abolição da escravatura. No mundo, os maçons apoiaram a independência dos Estados Unidos e a revolução francesa. O requerimento de homenagem aos 180 anos do Grande Colégio de Ritos e dos 300 anos de fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra foi feito pelo senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia. Da Rádio Senado, ABS. REQ 972/2017

Ao vivo
00:0000:00