Sistemas de vigilância de bancos devem ter alta definição e capacidade de registro de 30 dias, diz projeto aprovado na CCT — Rádio Senado
Comissões

Sistemas de vigilância de bancos devem ter alta definição e capacidade de registro de 30 dias, diz projeto aprovado na CCT

Os bancos deverão equipar suas agências com circuitos fechados de tevê com capacidade de registrar, em alta resolução, imagens de pelo menos 30 dias.  Isso é o que estabelece projeto de lei (PLS 231/2017) do senador Humberto Costa (PT – PE) aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT). A intenção do senador Humberto Costa é coibir a ação de quadrilhas que vêm tomando o país provocando o fechamento de várias agências no interior.

29/11/2017, 12h50 - ATUALIZADO EM 29/11/2017, 15h19
Duração de áudio: 01:19
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 103 itens. Entre eles, o PLC 141/2017, sobre bloqueio de sinal de celular em prisões.

À mesa, presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS BANCOS DEVEM EQUIPAR SUAS AGÊNCIAS COM CIRCUITOS FECHADOS DE TEVÊ COM CAPACIDADE DE REGISTRAR, EM ALTA RESOLUÇÃO, IMAGENS DE PELO MENOS 30 DIAS. LOC: É O QUE DIZ PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: A intenção do autor do projeto, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, é coibir a ação de quadrilhas que vêm tomando o País provocando o fechamento de várias agências no interior. (HUMBERTO): Muitos com uso de violência, articulação de reféns. E portanto é necessário que se tenham ações que possam inibir esse tipo de ação, reduzir e acima de tudo eliminar a possibilidade desses casos. E isso só é possível se houver a identificação adequada de quem são seus autores. (REP): A proposta obriga os bancos a seguirem padrões definidos pela Polícia Federal para identificação dos assaltantes, com câmeras de alta definição e armazenagem de pelo menos 30 dias, na hora de montar seus sistemas de segurança. (HUMBERTO): Hoje nós temos uma tecnologia avançada em relação ao monitoramente e nada melhor do que tê-lo permanentemente como uma forma de levar ao esclarecimento de várias dessas condições, então por essa razão apresentei essa proposição, e o que era facultativo torna-se obrigatório. (REP): O projeto de lei seguiu para a análise da Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Ao vivo
00:0000:00