Comissão vai discutir internet 5G e inteligência artificial — Rádio Senado
Ciência e Tecnologia

Comissão vai discutir internet 5G e inteligência artificial

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) vai discutir políticas públicas para implantação de novas tecnologias de celular e de internet no país. O debate público marcado para quarta-feira (22) e vai incluir a universalização da rede e reunir algumas das principais autoridades no setor.

17/11/2017, 20h15 - ATUALIZADO EM 19/11/2017, 09h00
Duração de áudio: 02:09
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza audiência pública interativa para debater a fuga de capital humano do Brasil e oportunidades de "circulação de cérebros". 

À bancada em pronunciamento, senador Jorge Viana (PT-AC). 

Mesa: 
diretor-presidente da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Roberto Nicolsky; 
presidente eventual da CCT, senador Cristovam Buarque (PPS-DF); 
assessora da Presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Denise Neddermeyer; 
presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI DISCUTIR AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE CELULAR E DA INTERNET NO PAÍS. LOC: O DEBATE PÚBLICO MARCADO PARA QUARTA-FEIRA VAI INCLUIR A UNIVERSALIZAÇÃO DA REDE E REUNIR ALGUMAS DAS PRINCIPAIS AUTORIDADES NO SETOR. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: O Brasil é um país de contrastes e desigualdades também no mundo da internet. 46% dos domicílios ainda não têm conexão à rede mundial de computadores. São cerca de 33 milhões de residências. A maior parte dos excluídos digitais estão nas regiões Norte e Nordeste. Entre os que têm acesso à internet, apenas 35% possuem banda larga fixa. Especialistas do setor defendem que o Brasil adote políticas públicas para equilibrar aos poucos esse fosso digital, mas sem deixar de lado o investimento em novas tecnologias. É o caso da quinta geração de celulares e a chamada internet das coisas, que conecta máquinas e equipamentos ao mundo virtual. Enylson Camolesi, representante da empresa Vivo, quando participou de uma audiência pública anterior no Senado, explicou a necessidade da modernização. (Enylson) Nós estamos no meio de uma verdadeira revolução digital. Nós estamos falando de uma nova sociedade, uma sociedade de dados. Se no passado nós tivemos a sociedade agrícola, a sociedade industrial, a sociedade da internet, hoje nós estamos entrando numa nova era que é a era dos dados. (REP) Na próxima quarta-feira, dia 22, a Comissão de Ciência e Tecnologia realiza a quarta audiência pública sobre a política nacional de Banda Larga. Para o senador Jorge Viana, do PT do Acre, o Brasil tem que enfrentar pelo menos três desafios no setor da internet e das telecomunicações. (Jorge) nós estamos com um problema: temos que universalizar, temos que dar qualidade e temos que ter um preço justo. Eu sempre trabalho com esses três desafios. (REP) Em 2001 começou a ser cobrado o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o FUST. Desde então, já foram arrecadados mais de 15 bilhões de reais, mas só um por cento desse valor foi usado na política de telecomunicações. 99% serviram para cobrir a dívida pública do país. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00