Pacientes com diabetes poderão ter tratamento integral pelo SUS — Rádio Senado
Saúde

Pacientes com diabetes poderão ter tratamento integral pelo SUS

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou o PLS 225/2017, estabelecendo a atenção integral à pessoa com diabetes mellitus, especialmente por meio da instalação de centros especializados na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Para o relator do projeto, senador Paulo Rocha (PT-PA), os pacientes devem ter prioridade no SUS por causa da alta incidência da doença.

14/11/2017, 19h46 - ATUALIZADO EM 14/11/2017, 20h11
Duração de áudio: 01:55
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião deliberativa com 28 itens na pauta. Entre eles, o PLS 382/2011, que obriga cota de brinquedos para crianças com deficiência em shoppings. 

Bancada: 
senador Paulo Rocha (PT-PA); 
senador Romário (Pode-RJ); 
senador Hélio José (Pros-DF); 
senadora Ângela Portela (PDT-RR).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS PESSOAS COM DIABETES PODERÃO TER TRATAMENTO INTEGRAL PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. LOC: PARA O RELATOR DO PROJETO, SENADOR PAULO ROCHA, OS PACIENTES DEVEM TER PRIORIDADE NO SUS POR CAUSA DA ALTA INCIDÊNCIA DA DOENÇA. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: Celebrado anualmente em 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes busca chamar a atenção das pessoas sobre os riscos da doença, que, segundo a Federação Internacional de Diabetes, atinge mais de 14 milhões de brasileiros. Em busca de dar assistência a pessoa com diabetes mellitus, o senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, apresentou um projeto que garante tratamento rápido e integral ao paciente da doença no Sistema Único de Saúde. O aposentado Paulo Gomes, de 68 anos, descobriu ter diabetes há trinta anos. Ele acredita que o auxílio do SUS facilita os pacientes terem acesso aos métodos terapêuticos. (Paulo Gomes) Pelo menos exonera menos, fica mais barato, porque esses remédios que eu compro são R$148. Então, quer dizer, se você tem o acompanhamento pelo governo, fica mais fácil. (Repórter) Pelo texto, serão desenvolvidas ações educativas aos profissionais para o acolhimento dos pacientes, pesquisas sobre a doença, abertura de centros especializados e disponibilização de serviços de diagnóstico precoce e prevenção. De acordo com o relator, senador Paulo Rocha, do PT do Pará, é preciso garantir prioridade a essas pessoas na rede de saúde pública. (Paulo Rocha) Dá acesso a esse tipo de atendimento a qualquer cidadão e está ali mais próximo dele através da unidade básica de saúde, que acaba o cidadão ter fácil acesso a esse atendimento. (Repórter) A diabetes mellitus é uma doença crônica responsável pela elevação da glicose no sangue provocada pela produção inadequada de insulina pelo pâncreas. Se não tratada, a doença pode causar cegueira, infarto ou insuficiência renal. O projeto aguarda aprovação na Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00