Brasil deve aproveitar momento para desenvolver e aumentar exportações de material bélico — Rádio Senado
Comissões

Brasil deve aproveitar momento para desenvolver e aumentar exportações de material bélico

A situação da indústria bélica brasileira e a possibilidade do Brasil exportar equipamentos de segurança para a União Europeia e outros países foram temas de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) nesta segunda-feira (13). O senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), que presidiu a reunião, defendeu a terceirização da frota da polícia mineira que ele adotou quando governou Minas Gerais. O general José Eustáquio Nogueira Guimarães, diretor da Escola Superior de Guerra, afirmou que existem grandes possibilidades de vender os aviões Super-Tucano e KC-390 da Embraer  para a União Europeia. O embaixador Nélson Tabajara de Oliveira concorda que o Brasil tem grandes chances de realizar exportações de material bélico para a União Europeia que está “reestruturando o seu cenário de defesa”. A audiência faz parte do ciclo de debates sobre o Brasil e a nova ordem internacional.

13/11/2017, 20h04 - ATUALIZADO EM 13/11/2017, 21h18
Duração de áudio: 01:56
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promove Ciclo de Debates - 16° Painel - O Aumento da Insegurança Internacional: Desafios e Oportunidades para o Brasil.

Mesa:
diretor do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (ESG), general-de-brigada José Eustáquio Nogueira Guimarães;
presidente da CRE, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
diretor do departamento de assuntos de defesa e segurança do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Nelson Antônio Tabajara de Oliveira;
presidente da Fundação Ezute, Eduardo Marson Ferreira.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA BÉLICA BRASILEIRA E A POSSIBILIDADE DO BRASIL EXPORTAR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA A UNIÃO EUROPEIA E OUTROS PAÍSES FORAM TEMAS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. LOC: O ENCONTRO FOI PARTE DO CICLO DE DEBATES SOBRE O BRASIL E A NOVA ORDEM INTERNACIONAL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: O 16º painel de debates sobre o Brasil e a nova ordem internacional levou militares, diplomatas e empresários à Comissão de Relações Exteriores para analisar o quadro internacional e as oportunidades para o Brasil na área de material bélico e de segurança. O senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, que presidiu a audiência, lembrou que a área de segurança exige sempre novas ideias, e citou a experiência de terceirização da frota da polícia mineira como um exemplo de quebra de paradigmas, que encontrou resistência, mas se mostrou eficiente: (ANASTASIA) Quando inauguramos o governo em Minas, em 2003, numa situação muito difícil, apresentamos uma proposta ousada e que à época foi recebida pelas forças de segurança pública do estado com muito receio, que foi exatamente a chamada terceirização da frota. (REP) O general José Eustáquio Nogueira Guimarães, diretor da Escola Superior de Guerra, além da defender a necessidade do programa espacial brasileiro, frisou a necessidade do Brasil aproveitar o relacionamento com a União Europeia para desenvolver e vender materiais de segurança: (EUSTÁQUIO) Competir nesse mercado é bastante difícil. Ainda mais um mercado tecnologicamente bastante avançado. Existe possibilidades, por exemplo, nós temos a aeronave Super-Tucano. Eu vejo também grandes chances do projeto KC-390. (REP) O embaixador Nélson Tabajara de Oliveira, do Itamaraty, destacou a oportunidade de o Brasil se inserir em projetos que a União Europeia pode promover nos próximos anos: (TABAJARA) A União Europeia está reestruturando o seu cenário de defesa. Tem toda uma nova arquitetura. É um projeto que eles fizeram no ano passado. Que é um plano de segurança da Europa, já levando em conta a retirada dos Estados Unidos. (REP) Em 27 de novembro haverá mais uma audiência deste ciclo de debates, desta vez, sobre o Programa Espacial Brasileiro e situação da Base de Lançamento de Alcântara. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

Ao vivo
00:0000:00