CAS aprova regulamentação da profissão de condutor de ambulância
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou a regulamentação da profissão de condutor de ambulância (PLC 82/2017). O relator do projeto na CAS, senador Paulo Paim (PT – RS), considera importante regular a profissão de condutor de ambulâncias, uma vez que esses profissionais, além de conduzir o veículo, ainda ajudam a equipe de saúde no atendimento ao paciente. A proposta será agora analisada pelo Plenário.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CONDUTOR DE AMBULÂNCIA.
LOC: A PROPOSTA SERÁ AGORA ANALISADA PELO PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES:
(Repórter) O projeto de lei exige que o motorista de ambulância seja maior de 21 anos, possua, pelo menos, diploma de nível médio e habilitação para condução de veículos nas categorias D ou E. Também, pela proposta, o condutor precisa comprovar ter recebido treinamento especializado e deve fazer reciclagem em cursos específicos a cada cinco anos. O projeto de lei é de autoria do deputado Valdir Colatto, do PMDB de Santa Catarina, que apresentou a proposta a pedido da Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulâncias. O relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, considera importante regular a profissão de condutor de ambulâncias, uma vez que esses profissionais, além de conduzir o veículo, ainda ajudam a equipe de saúde no atendimento ao paciente.
(Paulo Paim) “Trata-se de uma adequada e justa regulamentação de uma profissão muito importante e insuficientemente regulada, sobre a qual, inclusive já nos debruçamos em projeto de lei que estende a esses valorosos profissionais o direito à aposentaria especial, que já foi consagrado”.
(Repórter) A proposta segue para exame do Plenário do Senado e, se aprovada sem modificações, vai à sanção do presidente da República, Michel Temer. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.
PLC 82/2017