Presidente do TCU alerta para o avanço da Aids no Brasil — Rádio Senado
Audiência pública

Presidente do TCU alerta para o avanço da Aids no Brasil

O presidente do Tribunal de Contas da União alertou sobre o descaso com a gestão em saúde púbica e o avanço da Aids no Brasil.  O ministro Raimundo Carreiro participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) e apresentou o resultado de auditorias do TCU em relação a políticas federais de saúde. Ao observar que os munícipios estão sobrecarregados com as responsabilidades com a saúde pública, o senador Dalírio Beber (PSDB – SC), que presidiu a audiência, elogiou a atuação do TCU.

08/11/2017, 12h07 - ATUALIZADO EM 08/11/2017, 12h18
Duração de áudio: 02:02
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza exposição do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Finalidade: debater os relatórios sistêmicos de fiscalização em diversos setores, contendo informações sobre políticas públicas responsabilidade do Governo Federal, encaminhados por meio do Aviso nº 555, de 2017, do Tribunal de Contas da União. 

Mesa: 
presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro; 
presidente eventual da CAS, senador Eduardo Amorim (PSDB-SE).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ALERTOU SOBRE O DESCASO COM A GESTÃO EM SAÚDE PÚBICA E O AVANÇO DA AIDS NO BRASIL LOC: RAIMUNDO CARREIRO PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E APRESENTOU O RESULTADO DE AUDITORIAS DO TCU EM RELAÇÃO A POLÍTICAS FEDERAIS DE SAÚDE. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, explicou, em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais, o resultado de auditorias feitas em várias políticas públicas de saúde. Programas de governança e gestão em saúde pública; órteses e próteses; resíduos sólidos, pactuação intergovernamental no SUS e uso de mamógrafos foram os temas focados nas auditorias. Apesar de reconhecer que há poucos recursos disponíveis, o ministro disse que o maior problema verificado na saúde pública é de gestão. Raimundo Carreiro também alertou sobre o aumento de casos de AIDS no Brasil, a partir de 2010, depois de o país ter sido considerado modelo mundial de prevenção da doença. (Raimundo Carreiro) “Foi identificado nas nossas auditorias que ela está voltando, quer dizer, na minha visão, um descaso por parte do governo, inclusive de divulgação e de conscientização das pessoas. Regrediu, deve ter ficado esquecida. Tal fato enseja a criação de novas estratégias por parte dos gestores da saúde para reforçar medidas preventivas de tal sorte que a doença não assuma proporções sistêmicas, exatamente como ela começou”. (Repórter) Ao observar que os munícipios estão sobrecarregados com as responsabilidades com a saúde pública, o senador Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, que presidiu a audiência, elogiou a atuação do TCU. (Dalírio Beber) “Toda e qualquer ação por parte do Tribunal de Contas da União no sentido de fazer as auditorias, levantar essas situações, vão permitir que os recursos; dinheiro existe, o que deve existir agora é a preocupação com a otimização do uso do recurso destinado à saúde para que ele, de fato, atinja os objetivos que é dar uma assistência de qualidade e eficiente a todos os brasileiros”. (Repórter) A audiência pública foi uma iniciativa da presidente da Comissão de Assuntos Sociais, senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo.

Ao vivo
00:0000:00