Parlasul aprova acordo que cria base de informações sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade — Rádio Senado
Mercosul

Parlasul aprova acordo que cria base de informações sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

A representação brasileira no Parlamento do Mercosul aprovou um acordo que cria bases de informações sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade entre os países do bloco. O relator do tratado internacional, deputado Wherles Rocha (PSDB-AC), explicou que um dos objetivos da cooperação entre os países é combater de modo mais eficaz delitos como tráfico e sequestro de menores. No Brasil, dados de 2015, apontam um caso de sequestro internacional a cada três dias. O acordo ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Neste mês de novembro, a representação brasileira vai participar de reuniões no Uruguai.

07/11/2017, 18h33 - atualizado em 07/11/2017, 19h36
Duração de áudio: 01:51
Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) realiza reunião deliberativa com 3 itens. Entre eles, a MSG 186/2017, referente ao acordo para implementação de bases de dados de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Presidente da Representação, deputado Celso Russomanno (PRB-SP) conduz a reunião à mesa.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PARLASUL APROVOU ACORDO QUE CRIA BASES DE INFORMAÇÕES SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL. LOC: NESTE MÊS, A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA VAI PARTICIPAR DE REUNIÕES NO URUGUAI. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: O acordo para a implementação de bases de dados compartilhadas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do Mercosul e países associados foi discutido e, em seguida, aprovado pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. O relator do tratado internacional, o deputado Wherles Rocha, do PSDB do Acre, destacou a importância de ser criado um sistema de cooperação entre países que defenda os direitos dos menores de idade. (Rocha): As partes intercambiarão as informações disponíveis que registrem em base de dados sobre menores de idade. A finalidade é combater de modo mais eficaz delitos como tráfico e sequestro de menores. No Brasil, dados de 2015, apontam que o governo registra um caso de sequestro internacional a cada três dias. (Rep): Também foi aprovado na reunião o relatório do acordo multilateral que estabelece parâmetros jurídicos para a cooperação entre países americanos em operações de busca e salvamento. O tratado foi assinado no Peru, em 1973, e precisa ser ratificado pelos legislativos dos países-membros. O relator do documento, o deputado Celso Russomano, do PRB paulista, que é presidente da representação, afirmou que o acordo tem como objetivo a investigação e prevenção de acidentes aéreos. (Russomano): Concebido para proteger o tráfego aéreo contra a ação de terroristas ou criminosos comuns, abusos do próprio estado na preservação de sua segurança territorial. (Repórter): Aprovados na representação brasileira no Parlasul, os acordos serão analisados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Russomano ainda convocou os parlamentares para participarem de reuniões do Parlasul, que vão ocorrer no Uruguai neste mês. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao Vivo

Voz do Brasil 90 anos

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00