CDH vai discutir proposta de redução da maioridade penal — Rádio Senado
Comissões

CDH vai discutir proposta de redução da maioridade penal

A proposta de redução da maioridade penal será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). O debate acontecerá na sexta-feira, 27 de outubro, às 10 da manhã, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Diversas propostas de emenda à constituição tratam do tema. Uma delas é a PEC 33/2012, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP), que está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). O autor do pedido da audiência é o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Na CDH, a proposta de Lindbergh recebeu o apoio do senador Paulo Paim (PT-RS). Ele defende que a redução da maioridade penal para 16 anos de idade tem que ser discutida na Comissão de Direitos Humanos.

18/10/2017, 16h26 - ATUALIZADO EM 18/10/2017, 18h34
Duração de áudio: 01:46
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião deliberativa 17 itens na pauta. Entre eles, o 382/2011, que institui cota de brinquedos para crianças com deficiência em shopping centers. 

À mesa, presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI). 

Bancada: 
deputado distrital Chico Vigilante (PT); 
senador Paulo Paim (PT-RS) - em pronunciamento 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A PROPOSTA DE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. LOC: O DEBATE ACONTECERÁ NO RIO DE JANEIRO, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ: TÉC: A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado promoverá uma audiência pública na cidade do Rio de Janeiro para debater a redução da maioridade penal. A mudança é objeto de várias Propostas de Emenda à Constituição que estão em pauta no Congresso Nacional, entre elas, a PEC 33 de 2012, que está pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e abre a possibilidade do Ministério Público propor o “incidente de desconsideração de inimputabilidade”. Por meio dele, pessoas com idade entre 16 e 18 anos que tenham cometido crime hediondo poderão responder penalmente por seus atos. O autor do pedido para o debate é o senador Lindbergh Farias, do PT fluminense, que, na CDH, recebeu o apoio do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul: (Paim) Esse tema da maioridade penal está na CCJ, tem de estar, aqui, também, na Comissão de Direitos Humanos e é mais do que justo que a gente faça, além das audiências públicas, diligências nos estados, principalmente onde sabemos que a violência é muito forte e hoje, eu diria, que a violência está em todo o país. (REP) A audiência pública sobre a redução da maioridade penal será na sexta-feira, 27 de outubro, às 10 da manhã, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Entre os convidados, estão o deputado estadual Marcelo Freixo; o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o médico Dráuzio Varella; o ator Lázaro Ramos; a cantora MC Soffia; e a estudante Ravena do Carmo, da Universidade de Brasília, egressa do sistema socioeducativo que conquistou o primeiro lugar no vestibular para o curso de Ciências Naturais. Da Rádio Senado, Marcela Diniz. RDH 142/2017

Ao vivo
00:0000:00