Senado aprova pedidos de empréstimo para Caxias do Sul e Fortaleza — Rádio Senado
Assuntos Econômicos

Senado aprova pedidos de empréstimo para Caxias do Sul e Fortaleza

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) dois pedidos de empréstimo externo: um para o município de Caxias do Sul (RS) no valor de 33 milhões de dólares, e outro para a cidade de Fortaleza (CE), no valor de 65 milhões de dólares. Os créditos foram aprovados nesta manhã pela Comissão de Assuntos Econômicos.

03/10/2017, 22h25 - ATUALIZADO EM 03/10/2017, 22h35
Duração de áudio: 01:11
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião deliberativa com 18 itens na pauta. Entre eles, o PLS 280/2013, que destina recursos do pré-sal à saúde e à educação básica. 

Mesa: 
presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE); 
vice-presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO APROVOU DOIS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMO EXTERNO – UM PARA O MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL, NO RIO GRANDE DO SUL, E OUTRO PARA A CAPITAL CEARENSE, FORTALEZA. LOC: OS DOIS PEDIDOS SEGUEM AGORA PARA PROMULGAÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O empréstimo para Caxias do Sul junto à Corporação Andina de Fomento tem um valor de 33 milhões de dólares, e deve ser aplicado na expansão da infraestrutura viária rural e urbana, adequação do sistema de transporte urbano e o acesso mais eficiente da população à água potável. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, natural da cidade, ressaltou ainda a boa condição financeira do município. (Paulo Paim) Não há registro de compromissos honrados pela União em nome do Município de Caxias do Sul nos últimos anos. Mais ainda, de acordo com a STN, o município possui capacidade de pagamento “B”, suficiente para fazer frente aos encargos da dívida. Possui, portanto, situação fiscal forte e risco de crédito baixo, sendo elegível para garantia da União. (Repórter) Já o empréstimo de Fortaleza é destinado a ações para melhorar as condições de saúde da população e reduzir as condutas de risco dos jovens em situação de vulnerabilidade. O total da operação chega a 65 milhões de dólares, e a instituição financeira é o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. 1 - MSF 60/2017 2 - MSF 61/2017

Ao vivo
00:0000:00