Projeto prevê a criação da Universidade Federal do Xingu
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte analisa uma proposta do senador Paulo Rocha (PT-PA) que autoria a criação da Universidade Federal do Xingu (PLS 359/2017). A ideia é desmembrar a Universidade Federal do Pará para cria a instituição, que terá sede em Altamira (PA) e ficará vinculada ao Ministério da Educação. Segundo Paulo Rocha, o projeto pretende dar continuidade à interiorização e expansão do ensino superior federal, e gerar desenvolvimento da Região Norte.
Transcrição
LOC: A UNIVERSIDADE FEDERAL DO XINGU PODERÁ SER CRIADA EM ALTAMIRA, NO PARÁ.
LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO DE LEI DO SENADOR PAULO ROCHA, DO PT DO PARÁ, QUE ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES:
TÉC: O projeto de lei autoriza o governo federal a desmembrar a Universidade Federal do Pará e criar a UFX, a Universidade Federal do Xingu. A nova instituição terá sede em Altamira, no Pará, e ficará vinculada ao Ministério da Educação. Pela proposta, a UFX, além de ministrar o ensino superior, tem o objetivo de desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária. O autor, senador Paulo Rocha, do PT do Pará, destacou que o projeto pretende dar continuidade à interiorização e expansão do ensino superior federal, e gerar desenvolvimento da Região Norte. Paulo Rocha observou que a região é um imenso campo para pesquisa científica e tecnológica, especialmente sobre hidrelétricas, mineração e biodiversidade:
(Rocha) “Isso tem a ver com a visão de desenvolvimento que nós queremos implementar no nosso país, um desenvolvimento humano, mas também de um país que quer distribuir riqueza, crescer. É fácil, digamos assim, implantar uma universidade dessa, desde que tenha vontade política, porque aqui no nosso interior nós temos matéria de pesquisa que precisam ser desenvolvidas”.
(Rep): A proposta está em análise na comissão de Educação, Cultura e Esporte, onde aguarda a escolha do relator.
PLS 359/2017