Congresso celebra os 45 anos da Associação dos Juízes Federais — Rádio Senado
Sessão solene

Congresso celebra os 45 anos da Associação dos Juízes Federais

O Congresso Nacional homenageou os 45 anos da Associação dos Juízes Federais (Ajufe). Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (18), parlamentares e magistrados destacaram a atuação da entidade, que tem sede em Brasília e conta com 700 integrantes, entre magistrados de primeiro e segundo graus e os ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Para o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira, a associação colabora para fortalecer a democracia brasileira. Um dos autores do pedido da homenagem, o senador Elmano Férrer (PMDB-PI) elogiou o projeto da Ajufe “Expedição da cidadania” que leva mutirões da justiça até localidades carentes e distantes das capitais.

18/09/2017, 14h40 - ATUALIZADO EM 18/09/2017, 15h13
Duração de áudio: 02:03
Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a celebrar os 45 anos da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).  

Mesa:
deputado Paes Landim (PTB-PI);
ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Reynaldo Soares da Fonseca;
vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins;
presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE);
ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli;
presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso;
senador Elmano Férrer (PMDB-PI).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CONGRESSO HOMENAGEOU EM SESSÃO SOLENE OS 45 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS. LOC: PARA O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL, A ASSOCIAÇÃO COLABORA PARA FORTALECER A DEMOCRACIA BRASILEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) A Associação dos Juízes Federais foi criada em 1972 com o objetivo de fortalecer o poder judiciário e lutar pelo estado democrático de direito e pelo cumprimento pleno dos Direitos Humanos. O presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, observou que nesses 45 anos os associados da Ajufe cooperaram de diversas formas para consolidar a democracia brasileira. (Eunicio Oliveira) “É consenso geral que, quando um juiz soluciona um caso individual, seguindo essas premissas, fortalece o conjunto da sociedade. Trata-se de forma de assegurar que nossa democracia seja cada vez mais forte, garantindo os direitos daqueles cidadãos eventualmente marginalizados pela ação ou omissão do poder público. (Repórter) O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, afirmou que o trabalho da associação colabora para que os juízes permaneçam em contato com a realidade do país: (Dias Toffoli) “devem debater com as instituições, devem ter diálogo com a academia, com as escolas de Direito e devem, sem dúvida nenhuma, ser aquele juiz contemporâneo, aquele juiz que não é voltado só a aplicar a lei ao caso concreto, mas um juiz que está inserido no projeto de uma Nação desenvolvida e uma Nação que enfrente os seus problemas reais”. (Repórter) Um dos autores do pedido da homenagem, o senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, elogiou o projeto da Ajufe “Expedição da cidadania” que leva mutirões da justiça até localidades carentes e distantes das capitais: (Elmano Ferrer) “foi-se o tempo do Judiciário passivo e cartorário. Agora estamos na era do Judiciário ativo e cidadão. Estamos na era do Poder Judiciário que vai até o povo” (Repórter) A Associação dos Juízes Federais tem sede em Brasília e conta com 700 integrantes. São magistrados de primeiro e segundo graus e os ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.

Ao vivo
00:0000:00