Presidente do Conselho de Ética anuncia relator para denúncia contra senadoras que ocuparam Mesa Diretora

Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA ANUNCIA NA TERÇA RELATOR PARA A DENÚNCIA CONTRA SENADORAS QUE OCUPARAM A MESA DIRETORA NA VOTAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA.
LOC: SENADORES QUE PEDIRAM O ARQUIVAMENTO DO PROCESSO COBRARÃO O MESMO AO CITAREM O CASO DE AÉCIO NEVES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto do PMDB do Maranhão, anuncia na terça-feira o relator da denúncia contra as senadoras petistas Gleisi Hoffman do Paraná, Fátima Bezerra do Rio Grande do Norte, Regina Souza do Piauí, além de Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas, Lídice da Mata do PSB da Bahia e Ângela Portela do PDT de Roraima. No pedido encaminhado ao Conselho de Ética, o senador José Medeiros do PSD de Mato Grosso acusou as colegas de quebra de decoro por terem impedido o início da sessão destinada à votação da Reforma Trabalhista. O presidente do Conselho de Ética disse que o pedido de reconsideração pelo arquivamento da denúncia será decidido pelo Plenário. Na avaliação dele, a conduta das senadoras não pode abrir um precedente.
(João Alberto) Esse foi um caso aberrante e o receio dos senadores é de que isso venha nortear outros problemas parecidos nas Assembleias e nas Câmaras de Vereadores. Eu procurei para ver se na República já tinha havido um caso semelhante. Mas foi a primeira vez que nos deparamos com uma posição que não deveria ter acontecido.
REP: O senador Randolfe Rodrigues da Rede Sustentabilidade do Amapá espera o arquivamento da denúncia ao citar que o Conselho rejeitou um processo contra o senador Aécio Neves do PSDB mineiro, acusado de recebimento de propina.
(Randolfe) O Conselho de Ética se recusou a proceder qualquer tipo de investigação contra o senador Aécio por denúncias gravíssimas. Qual é a condição, a credencial que o Conselho de Ética vai ter para apreciar um processo contra senadoras que realizaram a obstrução de uma votação.
REP: Nomeado na terça-feira, o relator terá um prazo para apresentar o parecer favorável ou contrário à aceitação da denúncia. As senadoras citadas terão direito a apresentar a defesa antes de o Plenário do Conselho se manifestar. Da Rádio Senado, HC.