Presidente do Conselho de Ética anuncia relator para denúncia contra senadoras que ocuparam Mesa Diretora — Rádio Senado
Conselho de Ética

Presidente do Conselho de Ética anuncia relator para denúncia contra senadoras que ocuparam Mesa Diretora

02/08/2017, 22h00 - ATUALIZADO EM 02/08/2017, 22h00
Duração de áudio: 02:03
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) realiza reunião para deliberação do recurso ao PCE 1/2017, que "Requer a abertura de Procedimento Disciplinar para verificação de quebra de decoro parlamentar em face do Senador Aécio Neves da Cunha".

Mesa:
vice-presidente da CEDP, senador Pedro Chaves (PSC-MS);
presidente da CEDP, senador João Alberto Souza (PMDB-MA);
corregedor da CEDP, senador Roberto Rocha (PSB-MA).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA ANUNCIA NA TERÇA RELATOR PARA A DENÚNCIA CONTRA SENADORAS QUE OCUPARAM A MESA DIRETORA NA VOTAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA. LOC: SENADORES QUE PEDIRAM O ARQUIVAMENTO DO PROCESSO COBRARÃO O MESMO AO CITAREM O CASO DE AÉCIO NEVES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto do PMDB do Maranhão, anuncia na terça-feira o relator da denúncia contra as senadoras petistas Gleisi Hoffman do Paraná, Fátima Bezerra do Rio Grande do Norte, Regina Souza do Piauí, além de Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas, Lídice da Mata do PSB da Bahia e Ângela Portela do PDT de Roraima. No pedido encaminhado ao Conselho de Ética, o senador José Medeiros do PSD de Mato Grosso acusou as colegas de quebra de decoro por terem impedido o início da sessão destinada à votação da Reforma Trabalhista. O presidente do Conselho de Ética disse que o pedido de reconsideração pelo arquivamento da denúncia será decidido pelo Plenário. Na avaliação dele, a conduta das senadoras não pode abrir um precedente. (João Alberto) Esse foi um caso aberrante e o receio dos senadores é de que isso venha nortear outros problemas parecidos nas Assembleias e nas Câmaras de Vereadores. Eu procurei para ver se na República já tinha havido um caso semelhante. Mas foi a primeira vez que nos deparamos com uma posição que não deveria ter acontecido. REP: O senador Randolfe Rodrigues da Rede Sustentabilidade do Amapá espera o arquivamento da denúncia ao citar que o Conselho rejeitou um processo contra o senador Aécio Neves do PSDB mineiro, acusado de recebimento de propina. (Randolfe) O Conselho de Ética se recusou a proceder qualquer tipo de investigação contra o senador Aécio por denúncias gravíssimas. Qual é a condição, a credencial que o Conselho de Ética vai ter para apreciar um processo contra senadoras que realizaram a obstrução de uma votação. REP: Nomeado na terça-feira, o relator terá um prazo para apresentar o parecer favorável ou contrário à aceitação da denúncia. As senadoras citadas terão direito a apresentar a defesa antes de o Plenário do Conselho se manifestar. Da Rádio Senado, HC.

Ao vivo
00:0000:00