Senadores defendem rejeição da sugestão para acabar com Universidade Federal da Integração Latino Americana — Rádio Senado
Comissões

Senadores defendem rejeição da sugestão para acabar com Universidade Federal da Integração Latino Americana

01/08/2017, 17h19 - ATUALIZADO EM 01/08/2017, 17h19
Duração de áudio: 02:03
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 14 itens. Na pauta, o PLS 525/2009, que prevê padrão mínimo para construção de escolas, e o PLS 389/2016, que antecipa a comemoração de feriados.

Mesa:
presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).

Bancada:
senadora Maria do Carmo (DEM-SE);
senador Pedro Chaves (PSC-MS); 
senador José Maranhão (PMDB-PB); 
senadora Ângela Portela (PDT-RR);
senador Dário Berger (PMDB-SC);
senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEFENDEM A REJEIÇÃO DE UMA SUGESTÃO PARA ACABAR COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA – UNILA. LOC: A INSTITUIÇÃO SERIA TRANSFORMADA NA “UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARANÁ”. REPÓRTER MARCELA DINIZ: TÉC: Uma emenda do deputado Sérgio Souza, do Paraná, à Medida Provisória 785, que trata do Novo Fies, sugere a transformação da “Universidade Federal da Integração Latino-Americana” em “Universidade Federal do Oeste do Paraná” e propõe a consulta sobre a transferência dos campi da Universidade Federal do Paraná, nas cidades de Palotina e Toledo, para a estrutura da nova instituição. Na Comissão de Educação do Senado, a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, leu nota em que reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Andifes, criticam a emenda, dizendo que ela fere o princípio da autonomia universitária. Fátima Bezerra e o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, enviarão um documento propondo a rejeição dessa mudança à Comissão Mista que analisará a emepê. A senadora afirmou que levará o tema, também, ao Parlamento do Mercosul: (Fátima) Eu vou levar, também, esse assunto para a Comissão de Educação do Parlasul e lá, igualmente, propor que a gente tire um documento, se somando, aqui, com a proposição da Andifes para que essa emenda seja rejeitada. (REP) O senador Cristovam Buarque disse que vai propor ao deputado Sérgio Souza que reveja a ideia. Para o senador, acabar com uma instituição de integração da América Latina abre um precedente perigoso: (Cristovam) Temo que, se a gente aprova a transformação da Unila, que é uma instituição com vocação latino americana, em uma universidade tradicional brasileira, o próximo passo seja com a Unilab, que é uma universidade no Ceará que é voltada para os estudantes africanos de língua portuguesa. (REP) A presidente da Comissão de Educação, senadora Lúcia Vânia, do PSB de Goiás, defendeu uma reunião com o autor da emenda: (Lúcia Vânia) Uma vez tendo essa conversa, não precisaria de tantos outros instrumentos que não esse acordo, que eu acho que seria o mais benéfico. (REP) A Unila foi criada em 2010 e possui 3.500 alunos de 19 países, além do Brasil. Da Rádio Senado, Marcela Diniz. MPV 285/2017 LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO APROVOU DOIS PROJETOS DE HOMENAGEM: O PRIMEIRO, CONFERE AO MUNICÍPIO DE LIMEIRA, EM SÃO PAULO, O TÍTULO DE “CAPITAL NACIONAL DA JÓIA FOLHEADA”; E O SEGUNDO, DENOMINA “DEPUTADO WELLINGTON LANDIM” O TRECHO CEARENSE DO CANAL DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. LOC: OS DOIS PROJETOS SEGUEM PARA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO.

Ao vivo
00:0000:00