Paim vai apresentar proposta para anular a reforma trabalhista — Rádio Senado
Audiência pública

Paim vai apresentar proposta para anular a reforma trabalhista

No primeiro dia de retorno às atividades, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) discutiu as aposentadorias especiais, concedidas a quem trabalha em ambientes perigosos, insalubres e penosos. O vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT – RS), vai apresentar proposta para anular a reforma trabalhista (PLC 38/2017) aprovada pelo Congresso Nacional.

01/08/2017, 14h04 - ATUALIZADO EM 01/08/2017, 16h05
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública para tratar sobre reforma previdenciária, com foco nas aposentadorias especiais.

Mesa:
secretário geral da Federação Nacional de Radiologia, Ubiratan Gonçalves Ferreira;
coordenador da secretaria de assuntos institucionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Rodrigo Pereira de Paula;
presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais, José Maria Soares;
representante da Força Sindical, Eduardo Annunciato;
presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: NO PRIMEIRO DIA DE RETORNO ÀS ATIVIDADES, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU AS APOSENTADORIAS ESPECIAIS, CONCEDIDAS A QUEM TRABALHA EM AMBIENTES PERIGOSOS, INSALUBRES E PENOSOS. LOC: O VICE-PRESIDENTE DA CDH, SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, VAI APRESENTAR PROPOSTA PARA ANULAR A REFORMA TRABALHISTA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O anúncio foi feito durante a décima audiência do ciclo de debates sobre as reformas trabalhista e previdenciária na comissão de Direitos Humanos. O vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, vai apresentar proposta para substituir a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso. Paim ainda informou que vai verificar in loco as condições de trabalho no país. (Paulo Paim) “Este debate da reforma trabalhista não terminou. Nós vamos debater cidade por cidade a reforma trabalhista. E, claro, que o enfrentamento vai ser à altura do banditismo que é essa reforma da Previdência”. (Repórter) Ao defender aposentadoria especial para os professores, o representante dos trabalhadores em instituições de ensino, Rodrigo de Paula, ressaltou as doenças que esses profissionais adquirem. (Rodrigo de Paul) “O professor absorve problemas emocionais dos alunos, problemas sociais, e com isso, apresenta stress, problema de coluna pelo fato das 30-40 horas geralmente de pé e problemas nas cordas vocais”. (Repórter) Representante dos auditores fiscais do Trabalho, Carlos Silva destacou que o segmento enfrenta falta de profissionais e de orçamento. (Carlos Silva) “Não fazemos mais porque o Governo Federal não quer que façamos. Não nos dá as condições necessárias. Saberemos atuar em defesa do direito constitucional dos trabalhadores deste país”. (Repórter) O relator da CPI da Previdência, senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, disse que a comissão está provando que a reforma da Previdência não se justifica. (Hélio José) “E nós estamos demonstrando que há muita coisa equivocada na atual forma que se está fazendo com a Previdência e querendo que o trabalhador, que o povo brasileiro, pague uma conta que não é dele”. (Repórter) Já o senador José Medeiros, do PSD de Mato Grosso, pediu atualização das regras previdenciárias. (José Medeiros) “Eu acho que temos que reformar, sim! Como é que você não vai fazer uma reforma previdenciária, sendo que hoje a nossa expectativa de vida mudou? O que precisamos é definir direitinho o que fazer e não demonizar uma reforma” (Repórter) Também participaram da audiência centrais sindicais e representantes de categorias como dos Radiologistas, mineradores, policiais, agentes penitenciários e da área da saúde.

Ao vivo
00:0000:00