Dario Berger comemora sanção da lei que inclui Festa do Vinho Goethe no calendário turístico do país

Transcrição
LOC: O SENADOR DARIO BERGER, DO PMDB DE SANTA CATARINA, COMEMOROU A SANÇÃO DA LEI QUE INCLUIU A FESTA DO VINHO GOETHE NO CALENDÁRIO TURÍSTICO OFICIAL DO PAÍS.
LOC: A MATÉRIA TEVE ORIGEM NA CÂMARA E FOI APROVADA PELO SENADO EM 29 DE JUNHO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
TÉC: A Lei 13.470 de 2017 reconhece a Festa do Vinho Goethe como evento oficial do calendário turístico do Brasil. O evento acontece anualmente na primeira quinzena do mês de julho, no distrito de Azambuja, município de Pedras Grandes, em Santa Catarina. A lei teve origem num projeto de lei apresentado pelo ex-deputado Edinho Bez, do PMDB de Santa Catarina. A proposta passou pela Comissão de Educação do Senado onde foi relatada pelo senador Dario Berger, do PMDB Catarinense. Ele comemorou a sanção da nova lei e lembrou que a festa é uma homenagem à colonização italiana em Santa Catarina:
(DARIO BERGER) A Festa do Vinho Goethe é promovida por descendentes de italianos, visando fortalecer a herança cultural de seus antepassados. A festa, além de colaborar para o resgate e a valorização da imigração italiana, parte integrante da cultura nacional, também fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade de Pedras Grandes e em toda a região sul do Estado de Santa Catarina.
(MAURÍCIO) Os italianos de Azambuja foram responsáveis por iniciar, há 140 anos, o cultivo da uva Goethe e a produção do vinho. Em 2011, a bebida recebeu o registro de Indicação Geográfica de Procedência, que é usado para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local se torna bastante conhecido ou quando a qualidade diferenciada do produto se deve ao seu local de produção. A festa do vinho em Azambuja teve sua décima edição no início de julho. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.