CAE aprova empréstimo externo de 750 milhões de dólares para o BNDES — Rádio Senado
Economia

CAE aprova empréstimo externo de 750 milhões de dólares para o BNDES

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (20), empréstimo externo de US$ 750 milhões para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O dinheiro, proveniente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), deverá ser usado para financiar investimentos em energias renováveis.

Segundo o relator do pedido de empréstimo na CAE, senador Elmano Férrer (PMDB–PI), o convênio entre BNDES e BID deverá financiar iniciativas que melhorem a competitividade e promovam a sustentabilidade no país. O financiamento segue para a análise do Plenário do Senado.

20/06/2017, 14h04 - ATUALIZADO EM 20/06/2017, 14h59
Duração de áudio: 01:13
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU EMPRÉSTIMO EXTERNO DE SETECENTOS E CINQUENTA MILHÕES DE DÓLARES PARA O BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – BNDES. LOC: O DINHEIRO, DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO, O BID, DEVERÁ SER USADO PARA FINANCIAR INVESTIMENTOS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS. O FINANCIAMENTO SEGUE PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: O empréstimo internacional é o primeiro de convênio assinado entre Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para o financiamento a investimentos produtivos e sustentáveis. O programa tem como objetivo geral apoiar projetos em energia sustentável. Mas o relator do pedido de empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, disse que o convênio entre BNDES e BID não se limita a isso. O dinheiro deve financiar iniciativas que melhorem a competitividade e promovam a sustentabilidade no país. (ELMANO): Pretende-se alcançar esse objetivo mais geral a partir de objetivos específicos: (a) Financiamento verde, incluindo, mas não se limitando às energias renováveis e eficiência energética; e (b) Financiamento a projetos de micro, pequenas e médias empresas, que contribuam para o aumento da sua produtividade. (REP): O prazo de carência do empréstimo é de até 54 meses e o pagamento deverá ser feito em até 25 anos, a contar da data de assinatura do contrato. MSF 30/2017

Ao vivo
00:0000:00