CRE discute temas relacionados à soberania nacional — Rádio Senado
Comissões

CRE discute temas relacionados à soberania nacional

O comandante da aeronáutica, Nivaldo Rossato, cobrou do governo mais recursos para investimento em infraestrutura aeroviária no Norte e para o lançamento de satélites. O comandante participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), nesta quinta-feira (18), sobre temas relacionados à soberania nacional. O senador Jorge Viana (PT–AC) sugeriu que a comissão apresente emendas ao Orçamento da União para fortalecer projetos de defesa no Brasil.

18/05/2017, 13h17 - ATUALIZADO EM 18/05/2017, 14h06
Duração de áudio: 01:53
Sala de comissões do Senado durante Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza audiência pública interativa com o comandante da Aeronáutica para debater soberania nacional e projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Mesa:
comandante da Aeronáutica, Nivaldo Luiz Rossato;
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França / Agência Senado

Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DISCUTIU, NESTA QUINTA-FEIRA, TEMAS RELACIONADOS À SOBERANIA NACIONAL. LOC: O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, NIVALDO ROSSATO, COBROU DO GOVERNO MAIS RECURSOS PARA INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA AEROVIÁRIA NO NORTE E PARA O LANÇAMENTO DE SATÉLITES. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES TÉC.: O comandante da Aeronáutica, Nivaldo Rossato, lembrou que são 8 milhões e meio de quilômetros quadrados de território brasileiro e mais de 3 milhões da zona exclusiva no Atlântico para serem monitorados. Para isso, observou, é essencial que o Brasil invista em tecnologias de comunicação, como o recém lançado Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que vai dar acesso à Banda larga em regiões remotas do país. O comandante Rosseto informou que o Brasil investe cem milhões de dólares por ano em programas espaciais, 12 vezes menos que investem países vizinhos. É preciso investimentos para manter a soberania nacional, especialmente na Amazônia, disse o comandante Rosseto. (ROSSETO) “Se nós não tivermos isso, toda aquela área da Amazônia vai voltar a ser aquele verde exuberante, sem ninguém lá dentro, como é o interesse, talvez, de grande parte do mundo. Nós entendemos isso como responsabilidade da Força Aérea, mas ela tem que ser dividida com toda a sociedade brasileira”. (REpórter): O senador Jorge Viana, do PT do Acre, sugeriu que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional destine emendas ao Orçamento para fortalecer projetos de defesa do Brasil. (VIANA) “Identificar as prioridades do que deveriam ser e dizer ‘dessas aqui nós não vamos aceitar orçamentos que põem em risco a soberania do país, que destruam um patrimônio que o Brasil construiu durante décadas’. Então, acho que tem que ser um compromisso. Mas nós não vamos aceitar ficar com orçamentos menores do que vizinhos que não têm essa exigência que tem num país continental como o nosso”. (Repórter): A iniciativa para o debate de temas relacionados à soberania nacional é dos senadores paranaenses Roberto Requião, do PMDB, e Gleisi Hoffmann, do PT.

Ao vivo
00:0000:00