Dia Nacional da Educação a distância pode ser comemorado em 27 de novembro

Transcrição
LOC: 27 DE NOVEMBRO PODERÁ SE TORNAR O DIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
LOC: PARA O RELATOR NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO, QUE APROVOU A PROPOSTA NESTA TERÇA-FEIRA, A DATA VAI SERVIR PARA ESTIMULAR O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
(Repórter) O projeto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, oficializa uma data hoje comemorada informalmente pela Associação Brasileira de Educação a Distância – 27 de novembro – como o dia para se comemorar em todo o País essa modalidade de ensino. O relator, Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, lembrou que hoje mais de um milhão de universitários – cerca de 15% do total – cursam o ensino superior pela internet. O senador lembrou que o avanço da tecnologia quebrou importantes barreiras ao ensino a distância, possibilitando a interatividade e a multiplicação do acesso.
(Cristovam Buarque) É como se estivesse presente, o que permite hoje a tecnologia, não apenas da sensação de presença como da possibilidade do diálogo. E as aulas são até melhor preparadas, por que a pessoa, o professor, com bastante tempo, com o auxílio de profissionais de comunicação. E isso se repete depois para milhões de pessoas.
(Repórter) Cristovam destacou ainda que considera a modalidade adequada para os níveis mais avançados de ensino; e que a data nacional vai servir para reconhecer a importância da educação a distância, além de estimular o uso das tecnologias no aprendizado.
(Cristovam Buarque) E isso em nenhum hipótese significará redução da qualidade no que se refere à transmissão do conhecimento. Diminui o lado emocional, certamente, por isso não é um caminho para as aulas no ensino fundamental. Mas a partir do ensino médio, esse vai ser o caminho, a universalização de cada aula por meio dos novos veículos de comunicação. Eu creio que é uma iniciativa muito correta um dia de comemoração para despertar as pessoas, para que comemoremos dialogando sobre a importância do ensino a distância.
(Repórter) O projeto só precisa agora do aval do plenário e da sanção presidencial para virar lei.
PLC 67/2016