Senado aprova empréstimo para prefeitura de Salvador no valor de U$ 52 milhões
Transcrição
LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PEDIDO DE EMPRÉSTIMO EXTERNO DE 52 MILHÕES DE DÓLARES PARA A PREFEITURA DE SALVADOR. OS RECURSOS EQUIVALEM A CERCA DE 160 MILHÕES DE REAIS.
LOC: A VERBA DEVE SER INVESTIDA NA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA. ANTES DE CHEGAR AO PLENÁRIO, O PEDIDO PASSOU PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO
TÉC: A cidade de Salvador quer investir os cinquenta e dois milhões de dólares, na recuperação de museus, praias e áreas turísticas. O dinheiro será tomado junto ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Senadores destacaram na Comissão de Assuntos Econômicos a boa saúde financeira do município. O relator, senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, ressaltou que não havia ali nenhuma benesse.
(FERNANDO): O Município de Salvador aparece classificado na categoria B+. Portanto, não existe aqui nenhuma concessão, nenhum favor, o município está muito bem ranqueado no seu rating, na sua classificação de risco, o que se traduz numa situação fiscal boa.
(REP): Ricardo Ferraço, senador do PSDB do Espírito Santo, espera que esse seja o padrão daqui para a frente. Ferraço afirmou que a equipe econômica do governo Dilma afrouxava os critérios para garantir os empréstimos externos, e hoje a conta chegou.
(FERRAÇO): Foram mais de 73 operações de crédito, lamentavelmente avalizadas por esta Comissão, com classificação de risco C e D. Esses mesmos Municípios e Estados não apresentam agora condições de saldar as operações de crédito, porque, como diz o ditado, o inverno chega e o inverno chegou.
(REP): E a CAE confirmou a vinda do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, no dia 4 de abril, para discutir com os senadores questões como o endividamento público e a saúde do Real.
MSF 9/2017