Senadores do Nordeste querem se reunir com Temer para tratar da crise hídrica — Rádio Senado
Reunião

Senadores do Nordeste querem se reunir com Temer para tratar da crise hídrica

Os senadores do nordeste querem se reunir com o presidente Michel Temer para tratar da crise hídrica. A iniciativa é do senador Benedito de Lira (PP – AL) e recebe apoio de parlamentares daquela região. Segundo o senador, o Nordeste é historicamente esquecido.

Ainda segundo Benedito de Lira,  Israel, com paisagem parecida com o sertão nordestino, usou tecnologias para transformar a aridez em oásis.

10/02/2017, 11h30 - ATUALIZADO EM 10/02/2017, 13h59
Duração de áudio: 02:03
Moreira Mariz/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES DO NORDESTE QUEREM SE REUNIR COM O PRESIDENTE MICHEL TEMER PARA TRATAR DA CRISE HÍDRICA. LOC: A INICIATIVA É DO SENADOR BENEDITO DE LIRA, DO PP DE ALAGOAS, E RECEBE APOIO DE PARLAMENTARES DAQUELA REGIÃO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A intenção dos 27 senadores da bancada do Nordeste é marcar audiência com o presidente Michel Temer para pedir urgência na solução da crise hídrica no Nordeste. O senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, criticou a concentração de recursos pela União, que deixa estados e municípios dependentes da vontade do Executivo. O senador disse que o Nordeste é historicamente esquecido e observou que Israel, com paisagem parecida com o sertão nordestino, usou tecnologias para transformar a aridez em oásis. (Benedito de Lira) “Nada impede que implantemos soluções semelhantes no Nordeste a não ser a ausência de uma política de Estado mais clara e eficiente, que combata os efeitos sazonais da seca. A impressão é a de que cada seca é a primeira, que nunca enfrentamos isso antes. Isso precisa mudar com mais obras de infraestrutura, com mais investimento”. (Repórter) O primeiro vice-presidente do Senado, senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, disse que a terceira estação de bombeamento do Eixo Leste do projeto de transposição do Rio São Francisco foi inaugurada e vai levar água por mais 60 quilômetros no sertão da Paraíba e de Pernambuco. Ele informou ainda que as seis estações do Eixo Leste estarão em funcionamento até o final de fevereiro. E manifestou apoio à iniciativa de Benedito de Lira. ( Cássio Cunha Lim) “Acredito que todos os senadores e senadoras do Nordeste estarão presentes. Esta é uma obra que tem a contribuição de muitos brasileiros, uma luta de séculos, porque desde a época do império que Dom Pedro prometeu vender a última pedra do império para levar água ao Nordeste”. (Repórter) Senadores de outros estados, como Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, também manifestaram apoio à iniciativa do senador Benedito. A bancada do Nordeste deve marcar a audiência com o presidente Temer na próxima semana.

Ao vivo
00:0000:00