PMDB define indicação para presidência da CCJ — Rádio Senado

PMDB define indicação para presidência da CCJ

O PMDB indica o senador Edison Lobão (PMDB – MA) para a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). Com a eleição nesta quinta-feira (09), a sabatina de Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer para ocupar a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal,  deverá ocorrer no dia 22.

08/02/2017, 22h48 - ATUALIZADO EM 09/02/2017, 09h37
Duração de áudio: 02:22
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realiza reunião da bancada para indicação do partido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Participam:
senador Edison Lobão (PMDB-MA); 
senador Elmano Férrer (PMDB-PI); 
senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN); 
senador Hélio José (PMDB-DF); 
senador Jader Barbalho (PMDB-PA); 
senador João Alberto Souza (PMDB-MA); 
senador Raimundo Lira (PMDB-PB); 
senador Renan Calheiros (PMDB-AL); 
senador Roberto Requião (PMDB-PR); 
senador Valdir Raupp (PMDB-RO); 
senador Waldemir Moka (PMDB-MS); 
senador Zeze Perrella (PMDB-MG); 
senadora Marta Suplicy (PMDB-SP); 
senadora Simone Tebet (PMDB-MS);
senador Romero Jucá (PMDB-RR);
senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá

Transcrição
LOC: PMDB INDICA O SENADOR EDISON LOBÃO DO MARANHÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. LOC: COM A ELEIÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA, A SABATINA DO NOVO MINISTRO DO SUPREMO DEVERÁ OCORRER NO DIA 22. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. REP: Por aclamação, a bancada do PMDB indicou o senador Edison Lobão do Maranhão para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. (Lobão) Houve uma decisão da bancada. O nosso competidor desistiu de disputar na bancada e até pediu para não ter o seu nome indicado à Comissão de Constituição e Justiça. REP: Também disputava a vaga o senador Raimundo Lira do PMDB da Paraíba, que, na última hora, retirou a candidatura por preferir uma eleição na Comissão e não dentro do PMDB. E decidiu não ser integrante da CCJ. (Lira) Se não serei membro da CCJ não poderei concorrer à presidência. Então, foi a forma que encontrei porque se fosse membro continuava disposto a concorrer na CCJ e não na bancada. REP: O líder do PMDB, senador Renan Calheiros de Alagoas, negou que o maior partido no Senado esteja dividido. (Renan_CCJ) Não, absolutamente. O PMDB é hoje um partido grande e cresceu recentemente. O PMDB tem hoje 27% do conjunto dos senadores, é, portanto, um partido grande. Toda vez que tem uma indicação a fazer tem 2 ou 3 disputando. REP: Com a indicação de Lobão, os líderes partidários apresentaram os nomes dos senadores que vão compor a Comissão de Constituição e Justiça. Oficializado o nome do peemedebista, o colegiado poderá se dedicar ao processo de sabatina do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que está entregando o currículo aos senadores. (Moraes) A partir de agora, vou visitar os 81 senadores, não só os da Comissão de Constituição e Justiça, mas todos os senadores. REP: O presidente do Senado, Eunício Oliveira do PMDB do Ceará, quer votar a indicação do novo ministro do Supremo no Plenário até o dia 22 após a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. (Eunício_CCJ) Essa será a busca para que cumpramos o calendário o mais rápido possível. Até porque como as instituições republicanas estão em pleno andamento, o presidente indicou, essa Casa sabatina, aprova ou não, e deixa o sabatinado, se aprovado, na condição de ser nomeado ministro da Suprema Corte. É o que pretendemos fazer. REP: Alexandre de Moraes vai substituir o ex-ministro Teori Zavascki, morto num acidente aéreo em janeiro. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00