Conselho de Comunicação deve realizar seminário sobre divulgação de falsas informações na internet — Rádio Senado
Comunicação Social

Conselho de Comunicação deve realizar seminário sobre divulgação de falsas informações na internet

06/02/2017, 17h18 - ATUALIZADO EM 06/02/2017, 17h18
Duração de áudio: 01:58
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PLANEJA REALIZAR UM SEMINÁRIO EM ABRIL SOBRE A DIVULGAÇÃO DE FALSAS INFORMAÇÕES NA INTERNET. LOC: ALÉM DISSO, A SITUAÇÃO DE EMPRESAS JORNALÍSTICAS DOS ANTIGOS DIÁRIOS ASSOCIADOS FOI DEBATIDA NA REUNIÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. (Repórter) O uso das novas mídias sociais da internet para a divulgação de notícias falsas deverá ser o tema de um seminário que o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional deverá realizar em abril deste ano. A influência dessas notícias, como na eleição norte-americana, foi definida como importantíssima e movimentou parte do debate dos membros do Conselho. Em paralelo, empresas jornalísticas dos antigos Diários Associados que enfrentam crises financeiras, como a TV Alterosa, em Minas Gerais e a Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, levaram à aprovação de uma “Carta de Solidariedade” aos jornalistas e radialistas da Rádio Tupi, que estão há meses sem receber seus salários. O presidente do Conselho, Miguel Ângelo Cançado, destacou a questão da divulgação de notícias falsas pela internet: (Miguel Ângelo Cançado) O Conselho mostra sua preocupação em discutir dois aspectos fundamentais: crise na Comunicação é um assunto sempre recorrente entre nós e essa questão da Tupi, da dificuldade de pagamento de salários, do recebimento de salários lá, é um deles. E especificamente, sugeriu-se que nós debatamos situação da internet quanto ao conteúdo mesmo da internet. Mensagens inverídicas, isso tem ganhado uma grande dimensão mundial. (Repórter) O Conselho de Comunicação Social é um órgão auxiliar do Congresso Nacional e debate questões ligadas ao Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Internet. Seus membros são indicados por associações e pelo Congresso Nacional. Miguel Ângelo Cançado frisou bem o caso das eleições do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, como um exemplo do uso de campanhas de notícias falsas e de ódio: (Miguel Ângelo Cançado) Nas eleições nos Estados Unidos teve um papel preponderante, uma influência preponderante. E aqui entre nós não é diferente, no Brasil não é diferente. Há muito conteúdo acerca do qual há dúvidas quanto à veracidade, quanto à autenticidade mesmo das informações. E o Conselho quer se debruçar sobre esse tema. (Repórter) O Conselho de Comunicação Social deve reunir-se novamente na primeira semana de março.

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