Fernando Bezerra Coelho elogia lei que aumenta percentual de biodiesel no combustível — Rádio Senado
Meio Ambiente

Fernando Bezerra Coelho elogia lei que aumenta percentual de biodiesel no combustível

30/01/2017, 19h23 - ATUALIZADO EM 30/01/2017, 22h18
Duração de áudio: 01:55
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A PORCENTAGEM DE BIODIESEL NA MISTURA VAI SUBIR A PARTIR DE MARÇO, COM UM MÍNIMO OBRIGATÓRIO DE 8% E O MÁXIMO DE DEZ. LOC: O CRONOGRAMA DE AMPLIAÇÃO DO USO DO BIOCOMBUSTÍVEL PREVÊ QUE, ATÉ 2019, DE DEZ A 15% DE TODO O ÓLEO USADO NO TRANSPORTE SEJA RENOVÁVEL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: O biodiesel começou a ser adicionado ao diesel fóssil no Brasil em 2003, de forma facultativa. Passou a ser obrigatório, com teor mínimo de 2%, no início de 2008, e aumentou gradativamente até atingir 7% em 2014. Uma lei de iniciativa do Senado sancionada em 23 de março de 2016 estabeleceu um cronograma para elevar a porcentagem do óleo renovável na mistura, chegando ao mínimo obrigatório de 8% em 2017, 9% em 2018 e 10% em 2019. A lei permite a adição acima do mínimo, desde que a mistura seja validada por testes em motores, passando para 10% neste ano e 15% em 2019. A partir daí, caso os testes sejam bem-sucedidos, o Conselho Nacional de Política Energética poderá fixar o teor mínimo obrigatório em 15%, sem necessidade de uma nova lei. A iniciativa é vista de forma positiva pelo senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, que é relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. Como vantagens do biodiesel, ele cita o fato da fonte ser renovável – óleos vegetais ou gorduras animais – o que reduz o impacto ambiental gerado com a exploração de petróleo e mesmo com a emissão de gases poluentes durante o uso. (Fernando Bezerra Coelho) Uma economia sem carbono, ou quase sem carbono, ou com menos carbono e que evidentemente vai mexer com os argumentos para o desenvolvimento dos novos negócios pra que os próprios mecanismos de mercado possam ajudar a vencer esse desafio. (Repórter) O biodiesel também tem como vantagem promover o desenvolvimento regional e gerar empregos, já que as usinas que produzem o combustível são espalhadas por várias regiões do País. O preço pode ser um incentivo para o consumidor final, já que a Petrobras acaba de anunciar uma redução do valor do diesel nas refinarias de 5,1%, superior à queda do preço da gasolina, de 1,4%. A expectativa é que, nas bombas, o litro do diesel fique cerca de oito centavos mais barato, e que a gasolina baixe dois centavos por litro. PLS 613/2015 – Lei 13.263/2016

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