Nesta quarta-feira o Senado escolherá o novo presidente da Casa, que também comandará os trabalhos do Congresso Nacional
Transcrição
LOC: NESTA QUARTA-FEIRA O SENADO ESCOLHERÁ O NOVO PRESIDENTE DA CASA, QUE TAMBÉM COMANDARÁ OS TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL.
LOC: SENADORES DEFENDEM QUE FUTURO OCUPANTE DO CARGO SEJA RIGOROSO NO CUMPRIMENTO DO REGIMENTO INTERNO E BUSQUE DIÁLOGO COM AS DIFERENTES CORRENTES PARTIDÁRIAS. REPÓRTER PAULA GROBA.
TÉC: A Constituição define que o presidente do Senado também exerce o cargo de presidente do Congresso Nacional. Terceiro da linha sucessória, quem ocupar o cargo nos próximos dois anos, excepcionalmente, será o segundo a substituir o presidente da República. Isso porque o Brasil atualmente não possui vice-presidente. Com autonomia para convocar sessões ordinárias e extraordinárias, criar comissões especiais e comissões parlamentares de inquérito, o presidente do Senado e do Congresso também dá a palavra final na pauta do plenário. Mesmo que as propostas já tenham sido acordadas para a votação entre líderes partidários, é o presidente quem define os itens incluídos e retirados de pauta, entre eles, as medidas provisórias, instrumento com força de Lei, adotado pelo presidente da República em caso de urgência e relevância. (Sobe som “Esta portanto aprovado....) O presidente ainda tem a competência de nomear os relatores das propostas que serão votadas em plenário, desempatar votações e promulgar leis, presidir reuniões da Mesa e participar de votações secretas. O líder do governo, senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, espera que o novo presidente seja rigoroso no cumprimento das leis, com bom diálogo, e austero quanto aos gastos públicos.
(ALOYSIO) Com muito respeito às opiniões, rigoroso no cumprimento das regras do regimento interno, muito diálogo com todas as correntes partidárias representadas no Senado. Penso que ele deve manter um bom contato também com a presidência da Câmara. É fundamental para que as matérias aprovadas no Senado possam ter uma tramitação rápida. E no mais é uma gestão austera porque vivemos num momento de corte de gastos e o Senado tem que dar exemplo.
(REP) Para o senador Lasier Martins, do Rio Grande do Sul, o novo presidente deve trabalhar pela transparência, ouvindo as ruas e não voltar a colocar em pauta propostas que revisem a legislação sobre o abuso de autoridade.
(LASIER) E eu espero que nesse particular o novo presidente não traga de volta este assunto, muito secundário, que pode ser resolvido lá adiante. E que nas reuniões de líderes haja ampla liberdade para que se escolham as matérias mais urgentes para o país, não a de interesse de grupos isolados.
(REP) A sessão preparatória na qual será eleito o novo presidente do Senado está marcada para esta quarta-feira, às quatro da tarde.