Senado oferece cursos online gratuitos para todos os cidadãos
Direito do Consumidor, Direito Administrativo, Ética e Administração Pública e Lei Maria da Penha são alguns dos temas abordados na plataforma. A carga horária dos cursos varia entre 10 e 60 horas aula. Ao final, os alunos respondem a uma prova e, se aprovados, recebem um certificado digital.

Transcrição
LOC: SENADO OFERECE CURSOS ONLINE GRATUITOS PARA TODOS OS CIDADÃOS.
LOC: DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO ADMINISTRATIVO, ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E LEI MARIA DA PENHA SÃO ALGUNS DOS TEMAS ABORDADOS NA PLATAFORMA. REPÓRTER THIAGO MELO.
TÉC: São pelo menos 29 cursos online oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o ILB, e que não precisam de auxílio de professor. Os cursos são gratuitos e abertos a todos os cidadãos que podem aprender, por exemplo, Direito Constitucional e Orçamento Público. Também está disponível um curso sobre o Novo Acordo Ortográfico. A carga horária dos cursos varia entre 10 e 60 horas aula. Ao final, os alunos respondem a uma prova e, se aprovados, recebem um certificado digital. A auxiliar de biblioteca no Rio de janeiro, Rachel Alves, já concluiu um curso da plataforma e acaba de iniciar o segundo. Para ela, os cursos oferecidos contribuem para disseminar o conhecimento.
(Rachel) Eu acho que ele é essencial por promover a cidadania, ninguém pode ser cidadão, ninguém pode exercer seu direito se não tem noção daquilo que pode e não pode ser feito e daquilo que lhe é de direito.
(REP) Já para o advogado e assessor jurídico em Brasília, Pedro Gonçalves, que já fez os cursos de Direito Eleitoral e Doutrinas Políticas, a plataforma permite troca de experiências e significa interação com a população.
(Pedro) Foram cursos fantásticos, porque nos oferecia um material de muita qualidade, nós contávamos também com orientação dos tutores e a própria plataforma digital fomentava o debate.
(REP) O Analista Legislativo no ILB, Jorge Porcaro, destaca a diversidade dos cursos oferecidos.
(Jorge) Vale a pena conhecer os cursos do ILB, todos disponíveis gratuitos no Senado. Um certamente atende você.
(REP) Segundo o ILB, até maio de 2016, cerca de 150 mil pessoas estavam matriculadas. As inscrições para os cursos podem ser feitas na plataforma online no site www.saberes.senado.leg.br. Da Rádio Senado, Thiago Melo.