Após sabatina na CRE, senadores aprovam indicação para embaixada brasileira no Canadá — Rádio Senado

Após sabatina na CRE, senadores aprovam indicação para embaixada brasileira no Canadá

08/11/2016, 20h56 - ATUALIZADO EM 09/11/2016, 16h06
Duração de áudio: 02:30
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Reino dos Países Baixos, Canadá, e representante junto à FAO. Também leitura de relatórios de novos indicados. 

Mesa: 
indicada para exercer o cargo de embaixadora do Brasil no Reino dos Países Baixos, Regina Maria Cordeiro Dunlop; 
presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP); 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Canadá, Denis Fontes de Souza Pinto; 
indicado para exercer o cargo de representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), João Carlos de Souza Gomes 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira

Transcrição
LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVARAM POR UNANIMIDADE OS NOMES DOS EMBAIXADORES DO BRASIL NA HOLANDA, NO CANADÁ E DO REPRESENTANTE DO PAÍS NA FAO, A ORGANIZAÇÃO DA ONU RESPONSÁVEL PELA AGRICULTURA. LOC: A INDICAÇÃO PARA A EMBAIXADA BRASILEIRA NO CANADÁ JÁ FOI APROVADA PELO PLENÁRIO E AS DEMAIS AINDA AGUARDAM A VOTAÇÃO FINAL. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. Tec: A sabatina na Comissão tratou sobre temas como sustentabilidade, tecnologia e inovação em áreas como recursos hídricos e produção de alimentos. João Carlos de Souza-Gomes foi indicado para exercer o cargo de representante do Brasil junto a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Denis Fontes de Souza Pinto foi indicado para a embaixada brasileira no Canadá e Regina Maria Cordeiro Dunlop para representar o Brasil na Holanda. Segundo o Itamaraty, a Holanda é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil. O país é conhecido por sediar importantes organismos internacionais como a Corte Internacional de Haia. A senadora Kátia Abreu, do PMDB de Tocantins, pediu o apoio da embaixadora Regina para mediar projetos na área de recursos hídricos para produtores rurais da região Norte e Nordeste com instituições de financiamento sediadas na Holanda. (Kátia Abreu) “ Os maiores fundos internacionais que são aplicados na área ambiental e poderá nos ajudar muito. Especialmente os pequenos produtores que é a maioria da nossa região. De tudo que nós fazemos do ponto de vista sustentável, produzindo alimentos pro mundo todo, nós só queremos que isso seja reconhecido, os projetos podem ser montados, temos capacidade técnica pra isso, precisamos melhorar a nossa interlocução”. (Ana) Segundo o diplomata Denis Fontes de Souza Pinto, o Canadá tem muitas semelhanças com o Brasil, como a população formada por imigrantes, a preocupação com as questões ambientais e a importância dada ao uso de fontes de energia limpa. O senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, lembrou que o Brasil pode aprender com o Canadá mais sobre segurança no setor de mineração. (Antonio Anastasia) “O Canadá é um país muito grande na produção de minério como nós somos. Sobre a questão das barragens. Há um ano houve uma tragédia ecológica e humana no meu estado, em Mariana, e nós fizemos uma comissão no Senado e identificamos que o modelo canadense é o melhor modelo. Então estou dando esse exemplo pra dizer o Canadá tem muito a nos ensinar”. (Ana) A indicação de Denis Fontes para a embaixada brasileira no Canadá já foi aprovada pelo plenário do Senado. As demais indicações aguardam a votação final. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos.

Ao vivo
00:0000:00