57 cidades voltaram às urnas no último domingo para definir as eleições para prefeito — Rádio Senado
Eleições 2016

57 cidades voltaram às urnas no último domingo para definir as eleições para prefeito

Cinquenta e sete cidades, sendo 18 capitais, voltaram às urnas no último domingo para definir, em segundo turno, as eleições para prefeito. Houve aumento no número de abstenções e de votos brancos e nulos.  O prazo para prestação de contas dos candidatos que concorreram no primeiro turno termina nesta terça-feira, 1º de novembro.

31/10/2016, 12h06 - ATUALIZADO EM 31/10/2016, 12h25
Duração de áudio: 02:24
Brasília - Eleitores que estão fora do domicílio eleitoral justificam ausência de voto no segundo turno em posto no centro da cidade (Pátio Brasil). (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Transcrição
LOC: 57 CIDADES, SENDO 18 CAPITAIS, VOLTARAM ÀS URNAS NO ÚLTIMO DOMINGO PARA DEFINIR, EM SEGUNDO TURNO, AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO. LOC: HOUVE AUMENTO NO NÚMERO DE ABSTENÇÕES E DE VOTOS BRANCOS E NULOS E O PRAZO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PRIMEIRO TURNO TERMINA NESTA TERÇA-FEIRA, 1º DE NOVEMBRO. ESSAS E OUTRAS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE MARCELA DINIZ: TEC: No Rio de Janeiro, o senador Marcelo Crivella, do PRB, foi eleito com 59,36% dos votos válidos. Sua cadeira no Senado deverá ser ocupada pelo primeiro suplente, Eduardo Lopes. Em Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do PMDB, foi o vencedor, com 60% da preferência do eleitorado. Manaus, Macapá, Fortaleza e São Luís reelegeram seus atuais prefeitos: na capital amazonense, o ex-senador, Arthur Virgílio Neto, do PSDB, obteve 56% dos votos válidos; na capital do Amapá, o prefeito Clécio Luís, da Rede Sustentabilidade, teve 60% da preferência; e nas capitais do Ceará e do Maranhão, ambos com 54% dos votos, foram reeleitos, respectivamente, os pedetistas Roberto Cláudio e Edivaldo Holanda Júnior. Somados, os índices de abstenção e de votos brancos e nulos totalizaram 32,5% do eleitorado, cerca de 10 milhões e 700 mil eleitores, um aumento de 6 pontos percentuais em comparação com 2012. Ao fazer um balanço das eleições municipais para a imprensa, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, disse que o índice de abstenção foi menor nas cidades que tiveram votação biométrica: (Mendes) Na eleição realizada em relação ao primeiro turno, nós tivemos, em média, aquela abstenção de quase 20%, mas nos municípios com biometria essa abstenção ficou em torno de 11; o que sugere que há uma certa, vamos chamar assim, entre aspas, “sujeira” no cadastro: pessoas que mudaram de local, domicílio, e que continuam registradas naquele local e são tidas como ausentes. (REP) Ainda de acordo com Gilmar Mendes, o volume de gastos declarados pelos candidatos nos dois turnos das eleições é da ordem de 2,7 bilhões de reais, número que deve mudar já que, até domingo, apenas 20% das prestações de contas foram apresentadas à justiça eleitoral: (Mendes) Prestação de contas recebidas: 119 mil, portanto, 20%. Nós estamos aguardando 598 mil, isso deve ocorrer, portanto, até o dia 1º. (REP) O prazo de 1º de novembro, esta terça-feira, vale para a prestação de contas do 1º turno. Candidatos que concorreram em segundo turno têm até o dia 11 de novembro para apresentar suas contas à justiça eleitoral.

Ao vivo
00:0000:00