CI pode criar grupo de trabalho para acompanhar venda de ativos da Petrobras — Rádio Senado
Infraestrutura

CI pode criar grupo de trabalho para acompanhar venda de ativos da Petrobras

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) pode criar um grupo de trabalho para acompanhar o processo de venda de ativos da Petrobras. A sugestão é do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB – PE) autor do requerimento de audiência pública para discutir o assunto. Segundo o senador, o gás natural é um importante setor da economia e as medidas devem garantir o fornecimento do produto e a segurança dos investidores.

O representante do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa garantiu que o processo de venda de ativos não permitirá um monopólio privado do setor de gás. E ressaltou que a legislação precisa ser clara para beneficiar investidores e consumidores.

17/08/2016, 13h33 - ATUALIZADO EM 17/08/2016, 13h45
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública para discutir a venda de ativos da Petrobras e o novo modelo do mercado brasileiro de gás natural. 

Mesa (E/D): 
diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires; 
coordenador-executivo do Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado do Gás Natural, Lucien Belmonte; 
secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa; 
presidente da CI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN); 
gerente-executivo de Gás Natural da Petrobras e representante do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Rodrigo Costa Lima e Silva; 
representante da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Vicente Franchini 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA PODE CRIAR UM GRUPO DE TRABALHO PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DE VENDA DE ATIVOS DA PETROBRAS. LOC: A SUGESTÃO É DO SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO, DO PSB DE PERNAMBUCO, QUE PEDIU AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR O ASSUNTO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A Petrobras planeja vender equipamentos para superar dificuldades financeiras. O assunto gerou preocupação e o senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, que pediu a audiência, sugeriu a criação de um grupo de trabalho na Comissão de Infraestrutura para acompanhar as iniciativas do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras. Ele ressaltou que o gás natural é um importante setor da economia e as medidas devem garantir o fornecimento do produto e a segurança dos investidores. (Fernando Bezerra Coelh) “O que ficou claro aqui é que se é ruim com a Petrobras, pode ficar pior ainda com a presença de um ator privado, sem regras claras, muito bem definidas. Que a gente possa trazer essa segurança, essa tranquilidade, de que essa mudança que vai ocorrer possa vir para assegurar os objetivos que dela se espera”. (Repórter) O representante do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa garantiu que o processo de venda de ativos não permitirá um monopólio privado do setor de gás. E ressaltou que a legislação precisa ser clara para beneficiar investidores e consumidores. (Paulo Pedrosa) “A Petrobras vai se desfazer de um conjunto de ativos, mas é importante que a sociedade sinalize que esse conjunto de ativos precisa servir ao desenvolvimento do mercado de gás no Brasil, à promoção da competição e ao interesse da sociedade e dos consumidores”. (Repórter) Rodrigo Costa Lima e Silva, gerente-executivo de Gás Natural da Petrobras, também defendeu a atualização das normas do setor. (Rodrigo Costa Lima e Silva) “Essa transformação se dará de forma suave, não de forma abrupta. Nós não vemos uma ruptura de suprimento no mercado brasileiro. Nós acreditamos que necessita ter aprimoramentos nessa regulação. E é com esses aperfeiçoamentos que a gente vai continuar essa trajetória de avanço da indústria do gás”. (Repórter) Já o diretor da Federação Única dos Petroleiros, Simão Zanardi Filho, informou que a entidade é contrária à venda de ativos da Petrobras. (Simão Zanardi Filho) “Nós somos contrários a esse compartilhamento porque o gás significa a nova matriz energética e que vai dar a soberania de um povo. E nós estamos falando do povo brasileiro”. (Repórter) A Petrobras colocou à venda cinco grupos de ativos, que incluem o parque de geradoras de energia térmica, quatro campos de petróleo e distribuidoras.

Ao vivo
00:0000:00