Senadores comemoram decisão do governo de recriar Ministério do Desenvolvimento Agrário
O Ministério de Desenvolvimento Agrário poderá ser recriado em setembro. O senador Acir Gurgacz (PDT – RO) comemorou a recriação da pasta, pois, segundo ele os pequenos agricultores não sabiam mais a quem levar suas demandas. Segundo o senador José Medeiros (PSD – MT) com a extinção do MDA pelo governo interino de Michel Temer, muitas políticas públicas e programas foram paralisados.
Transcrição
LOC: O MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO PODERÁ SER RECRIADO EM SETEMBRO.
LOC: E OS SENADORES COMEMORAM ESSA DECISÃO DO GOVERNO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:
TÉC: O Ministério do Desenvolvimento Agrário foi extinto quando o governo interino de Michel Temer assumiu a Presidência da República, e transformado na Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, vinculada à Casa Civil. O argumento: redução de gastos. Mas a decisão gerou insatisfação, e os representantes do setor reivindicam a recriação da pasta. Então o Governo voltou atrás. Em reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que, pela importância, o ministério do Desenvolvimento Agrário será recriado. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, comemorou a recriação da pasta, pois, segundo ele os pequenos agricultores não sabiam mais a quem levar suas demandas.
(ACIR) “Um ministério de extrema importância para a economia do nosso País. Precisamos restabelecer, o mais urgente possível, esses canais de diálogo para que esse segmento importante da nossa economia possa tocar suas lavouras e seus negócios com total segurança e assistência do Governo, principalmente no que diz respeito à regularização fundiária, ao crédito rural, à assistência técnica e ao programa de aquisição de alimentos”. (Iara): Também o senador José Medeiros, do PSD do Mato Grosso, ressaltou a necessidade de uma pasta que cuide especificamente do desenvolvimento do setor rural. Com a extinção do MDA, muitas políticas públicas e programas foram paralisados.
(MEDEIROS) “A volta do setor do desenvolvimento agrário ao status de Ministério. Isso é importante, porque ali vai ficar uma pessoa com tempo integral para pensar esses grandes problemas que temos. E de repente, as pessoas começam a dizer: "Então, está voltando? Vai ter gastos?" Na verdade, não vai ter gasto nenhum. Simplesmente, a estrutura que já era vai voltar a ser, sem contratar mais ninguém. Simplesmente vai ter uma pessoa ali vendo todos esses desafios a serem vencidos”.
(Iara): O Ministério do Desenvolvimento Agrário foi criado para promover a reforma agrária, a regularização fundiária e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.