Dilma Rousseff será notificada de afastamento pelo 1º Secretário do Senado
Transcrição
LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SERÁ NOTIFICADA NESTA QUINTA-FEIRA PELO PRIMEIRO-SECRETÁRIO DO SENADO DO AFASTAMENTO POR 180 DIAS.
LOC: A MESA DIRETORA DO SENADO JÁ DEFINIU AS PRERROGATIVAS QUE A PETISTA TERÁ DIREITO ENQUANTO DURAR AS INVESTIGAÇÕES NO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: Caberá ao primeiro-secretário, Vicentinho Alves, do PR de Tocantins, entregar à presidente Dilma Rousseff o comunicado do Senado com o resultado da votação pela continuidade do processo de impeachment. Mesmo afastada, Dilma manterá algumas prerrogativas. Segundo ato da Mesa Diretora, ela permanecerá no Palácio da Alvorada, residência oficial, contará com uma equipe de assessores, além de motorista e segurança. Dilma também terá assistência médica e poderá usar jatinhos da Força Aérea Brasileira para fazer deslocamentos. O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, defende que a presidente Dilma tenha direitos. Mas avisou que a oposição estará atenta e poderá até recorrer à Justiça caso o Palácio da Alvorada seja transformado em um palanque eleitoral e voos da Força Aérea Brasileira sejam usados para viagens políticas pelo Brasil.
(Cássio) O Senado fará justiça ao afastá-la e vai garantir a ela as prerrogativas de presidente que ela ainda é. Mas que não ela não faça uso politiqueiro dessas prerrogativas porque afinal de contas tudo isso é pago com o dinheiro do povo, palácio, aviões e mordomias que ela venha ter.
REP: A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, destacou que Dilma terá todas as prerrogativas porque não deixou de ser presidente da República.
(Vanessa) Ela não está sendo cassada. Está sendo afastada temporariamente das funções da Presidência da República. O que ela não pode fazer é assinar atos. Disso tudo ela está afastada, mas não foi tirada da presidência ainda. Ela estará afastada por no máximo 180 dias. Você não pode proibir ela se reunir com quem ela queira dentro da residência onde ela continuará morando.
REP: O vice-presidente da República, Michel Temer, também será notificado pelo Senado da decisão do Plenário. Ele dará posse aos novos ministros na tarde desta quinta-feira. Da Rádio Senado, HC.