Projeto de Jovem Senador quer incentivar práticas sustentáveis na construção civil

Transcrição
LOC: UM PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO QUER INCENTIVAR PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
LOC: A IDÉIA FOI UMA SUGESTÃO DE ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM DO PROJETO “JOVEM SENADOR”. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ:
TEC: No projeto “Jovem Senador”, estudantes de escolas públicas vivem a experiência parlamentar durante uma semana e, nesse período, debatem e aprovam sugestões que podem virar projetos de lei de verdade. Uma proposta (PLS 252/2014) apresentada por jovens senadoras em 2013 tem como objetivo incentivar a construção civil sustentável, por meio da adoção de um conjunto de técnicas que buscam reduzir os impactos ambientais e tornar mais racional o uso de recursos como água e luz em novas edificações. O texto, que modifica o Estatuto das Cidades, foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado sob a forma de um substitutivo elaborado pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre. O relatório foi lido pelo senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins, e elenca as diretrizes que deverão ser respeitadas na construção civil. Além disso, prevê a promoção de campanhas e a concessão de incentivos fiscais pelo poder público:
(DONIZETI) Divulgação nos meios de comunicação de práticas de sustentabilidade ambiental nas edificações. Promoção de campanhas educativas periódicas com a finalidade de mobilizar a população a adotar práticas de construção sustentável e concessão de incentivos fiscais, conforme a realidade local.
(REP) O projeto original sobre adoção de práticas de construção sustentável é de autoria das jovens senadoras Ana Luiza Laet, de Pernambuco; Andrisley Kelly da Silva, da Paraíba; Daniele Marcon, do Rio Grande do Sul; e Verônica Monteiro, do Espírito Santo. O substitutivo aprovado na Comissão de Meio Ambiente segue para votação no plenário do Senado.