PL incentiva dessalinização das águas subterrâneas e do mar para melhorar o abastecimento no semiárido
Transcrição
LOC: A DESSALINIZAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E DO MAR PODE MELHORAR O ABASTECIMENTO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E MINIMIZAR A CRISE HÍDRICA NO PAÍS.
LOC: A PROPOSTA QUE INCENTIVA O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA TORNAR A ÁGUA SALGADA POTÁVEL ESTÁ NA PAUTA DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
TÉC: O projeto busca incentivar o uso de novas tecnologias para retirar o sal da água subterrânea e do mar e torná-la potável e apropriada para a agricultura. O relatório do senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, inclui o processo de dessanilização entre as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento Básico. O senador justificou que iniciativa busca minimizar os efeitos da crise hídrica, melhorar a qualidade de vida da população e aumentar o abastecimento de regiões com escassez de água, como o semiárido nordestino. O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, admitiu que o processo de tratamento de água salgada ainda é caro mas pode ficar mais acessível e representar um importante avanço tecnológico nacional se for usado em larga escala.
(Moka) “O processo da dessalinização é muito caro. Alguns países começaram a fazer e pararam. Mas eu penso que, se colocar em debate, e com o avanço da tecnologia, talvez possamos chegar num processo onde o custo disso seja menor”
(REP) O projeto já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais deve ser analisado pelas Comissões de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, George Cardim.
PLS 259/2015