Senado vai homenagear os 90 anos do poeta Thiago de Mello — Rádio Senado
Sessão especial

Senado vai homenagear os 90 anos do poeta Thiago de Mello

O Senado vai homenagear os noventa anos do poeta Thiago de Mello com uma sessão especial. O requerimento foi aprovado na última quinta-feira. O escritor nascido no estado do Amazonas completou 90 anos no dia 30 de março é considerado um dos maiores representantes da poesia social no Brasil. Perseguido pelo regime militar de 1964, ele exilou-se no Chile e tornou-se amigo do poeta Pablo Neruda. Segundo o autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP), Thiago de Mello tornou-se uma referência na cultura brasileira.

01/04/2016, 14h35 - ATUALIZADO EM 01/04/2016, 15h57
Duração de áudio: 01:21
Aos 88 anos, o poeta e tradutor brasileiro Amadeu Thiago de Mello participou pela primeira vez do Sal㯠do Livro do Baixo Amazonas, em Santar魬 no oeste paraense. No espa篠principal do evento, que estᠥm sua s鴩ma edi磯, o escritor amazonense, nascido na cidade de Barreirinha, em 30 de mar篠de 1926, dividiu com o pblico um pouco de sua trajetria dedicada ࠰oesia. Ele recitou algumas de suas cria絥s e, diante de centenas de pessoas, disse que era um momento de celebrar a liberdade.

FOTO: ELZA LIMA/SECULT
DATA: 27.08.14
SANTARɍ-PAR@
Elza Lima/SECULT

Transcrição
LOC: O SENADO VAI HOMENAGEAR OS NOVENTA ANOS DO POETA THIAGO DE MELLO COM UMA SESSÃO ESPECIAL. LOC: O REQUERIMENTO FOI APROVADO NA ULTIMA QUINTA FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: (Repórter) O senado vai lembrar os noventa anos do poeta Thiago de Mello com uma sessão especial. O escritor nascido no estado do Amazonas completou 90 anos no dia 30 de março é considerado um dos maiores representantes da poesia social no Brasil. Perseguido pelo regime militar de 1964, ele exilou-se no Chile e tornou-se amigo do poeta Pablo Neruda. O autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, lembrou que Thiago de Mello, tornou-se uma referência na cultura brasileira. (Randolfe Rodrigues) Perseguido durante a ditadura pela sua poesia e pela sua obra, ele é patrimônio de todos nós brasileiros, é patrimônio do povo brasileiro, é patrimônio da cultura brasileira. É um dos poucos amigos do poeta universal Pablo Neruda ainda vivo. (Repórter) Autor do poema Os Estatutos do Homem, Thiago de Mello ficou conhecido por sua luta pelos direitos humanos, pela ecologia e pela paz mundial. Seus trabalhos foram publicados em diversos países. Além de poeta, ele traduziu para o português as obras de diversos autores como Pablo Neruda, T.S. Elliot e Ernesto Cardenal. A Sessão Especial está prevista para o dia 6 de junho.

Ao vivo
00:0000:00