Senadores mostram preocupação com epidemia de zika vírus durante Olimpíadas do Rio de Janeiro
Transcrição
LOC: SENADORES MOSTRAM PREOCUPAÇÃO COM A EPIDEMIA DE ZIKA VÍRUS DURANTE AS OLIMPÍADAS DO RIO DE JANEIRO.
LOC: O ZIKA VÍRUS PREOCUPA TAMBÉM AUTORIDADES INTERNACIONAIS COMO NOS CONTA A REPÓRTER CINTHIA BISPO.
TÉC: (Repórter) A preocupação com o Zika vírus durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro está deixando de sobreaviso vários países. Canadá, Estados Unidos e União Europeia emitiram alerta para que mulheres grávidas evitem vir ao Brasil no momento. Até mesmo cientistas americanos já pediram o cancelamento do evento esportivo por conta da proliferação do vírus. O Brasil contabilizou até 27 de fevereiro quase seis mil casos suspeitos de bebês nascidos com microcefalia em 25 Estados. O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, alerta que a preocupação com a doença chega também aos atletas.
(Amorim) Estamos às vésperas do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, e já há, inclusive, rumores de que algumas delegações não viriam para a competição para evitar expor seus atletas.
(Repórter) O Rio de Janeiro vai intensificar os trabalhos de vistorias nas instalações olímpicas como forma de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti durante os jogos. Para o senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, o país vive uma situação de emergência e é necessária a participação de todos.
(Romário) Não é hora de caçar culpados. Não é hora de gastar energia fazendo acusações, nem usando a crise para alimentar disputas partidárias. É hora de cada um assumir a sua responsabilidade pelo problema, arregaçar as mangas e trabalhar em conjunto para eliminar essa ameaça de maneira definitiva. Mas é preciso também pensar no longo prazo, para que isso não se repita como aconteceu nos outros anos.
(Repórter) Está na pauta do Senado a medida provisória que concede isenção de impostos nas Olimpíadas de 2016. A proposta chega ao Senado após a Câmara dos Deputados fazer algumas alterações ao texto. Os deputados retiraram do projeto o porte de arma para auditores, analistas da Receita Federal, peritos criminais e oficiais de justiça. O prazo para votação da MP é 08 de março. Da Rádio Senado, Cinthia Bispo.
MPV 693/2015