Brasil e Argentina terão comissão interparlamentar para discutir assuntos comuns
Transcrição
LOC: BRASIL E ARGENTINA TERÃO UMA COMISSÃO BICAMERAL INTERPARLAMENTAR PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE INTERESSE DOS DOIS PAÍSES.
LOC: TAMBÉM PODERÁ SER CRIADO UM TRIBUNAL PENAL PARA JULGAR CRIMES DE NARCOTRÁFICO E CRIME ORGANIZADO NA AMÉRICA LATINA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
(Repórter) Na visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, a vice-presidente da Argentina, Gabriela Machetti, que comanda o Senado, sugeriu a criação de uma comissão bilateral e bicameral. Ela destacou que já existem dois colegiados desse com o Chile e o México. Gabriela Machetti citou que os senadores conhecem bem os interesses dos estados e poderão apresentar propostas que atendam, sobretudo, aos seus interesses comerciais. Ela declarou que a comissão não terá super poderes, como o de derrubar barreiras tarifárias. Mas permitirá que os parlamentares atuem na política externa.
(Gabriela Machetti) Já não se pode trabalhar mais com a concepção de uma única voz na política exterior. Há muitas vozes. Há alguém que pode sintetizá-la e levá-la adiante e implementar, que sempre será a chancelaria. Por trás disso, há sempre gente que a enriquece e o Parlamento também.
(Repórter) Renan Calheiros ressaltou a importância da visita da vice-presidente do Senado da Argentina.
(Renan) O momento é muito importante para que possamos tomar as relações bilaterais da melhor forma. A visita da vice-presidente ao Senado é um passo significativo com relação a isso. Dentre os desafios da Argentina e do Brasil, um deles é a questão do federalismo que precisa ser reequilibrado.
(Repórter) Caberá ao presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, apresentar o projeto de criação do grupo interparlamentar. Ele afirmou que a proposta permitirá o protagonismo do Parlamento nas relações diplomáticas.
(Aloysio). A ideia é que as relações entre Brasil e Argentina não estejam circunscritas a relação apenas do Poder Executivo e dos Ministérios das Relações Exteriores. A importância também de pôr os congressos dos dois países como partícipes dessa relação.
(Repórter) Além da comissão Brasil-Argentina, também foi sugerida a criação de um Tribunal Penal para julgar os crimes organizado e de narcotráfico na América Latina.
LOC: POR OCASIÃO DA VISITA DA VICE-PRESIDENTE DA ARGENTINA, GABRIELA MACHETTI, O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA UM GRUPO DE AMIZADE BRASIL-ARGENTINA.
LOC: O COLEGIADO TERÁ POR OBJETIVO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS PARLAMENTARES, A PROMOÇÃO DE SEMINÁRIOS E EVENTOS QUE ENVOLVAM A POLÍTICA E A CULTURA DOS DOIS PAÍSES.