CI aprova indicação de Erick de Medeiros para diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT
A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) aprovou nesta quarta-feira (16) a indicação de Erick Moura de Medeiros para o cargo de Diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT (MSF Nº 82/2015). Durante a sabatina o senador Lasier Martins (PDT – RS), questionou o indicado os motivos do modal hidroviário não avançar no Brasil. Erick respondeu que o transporte hidroviário é mais barato, causa menos avarias nas cargas e polui pouco. Mas não foi uma política importante de governo ao longo dos últimos anos.
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Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A INDICAÇÃO DE ERICK MOURA DE MEDEIROS PARA O CARGO DE DIRETOR DE INFRAESTRUTURA AQUAVIÁRIA DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, O DNIT.
LOC: O NOME DE ERICK DE MEDEIROS SEGUIU PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: Indicado para o cargo de diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick de Medeiros é bacharel em Ciências Navais pela Marinha do Brasil e pós-graduado em Estado Maior, Planejamento e Assessoramento. Serviu à marinha por quase vinte anos, chegando ao posto de Capitão de Corveta. Hoje é corregedor do Ministério dos Transportes. Durante a sabatina na Comissão de Infraestrutura, senadores como Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, quiseram saber por que o modal hidroviário não avança no Brasil.
(LASIER): Por que não se valoriza esta riqueza de águas para o transporte no Brasil? Quem é o responsável, quem não tem projeto por isso, são os governos ou de fato custa caro?
(REP): Erick respondeu que o transporte hidroviário é mais barato, causa menos avarias nas cargas e polui pouco. Mas não foi uma política importante de governo ao longo dos últimos anos.
(ERICK): De fato isso não custa caro. Não custa caro, os governos, vou dizer isso, historicamente não deram valor a estas questões. Não estou falando de governo A, B ou C. Ao longo do tempo nós deixamos de pensar em governo em relação a isso. Deixou de ser uma política importante para o país. A minha percepção é essa. De fato é mais barato e estamos tendo oportunidade de mudar esse foco e colocar para a sociedade.
(REP): Erick de Medeiros informou que hoje o transporte hidroviário representa apenas 5% do setor, contra 30% do ferroviário e 52% do modal rodoviário.
MENSAGEM (SF) Nº 82, de 2015