CMA debate o meio ambiente com autoridades do governo chinês — Rádio Senado
Comissões

CMA debate o meio ambiente com autoridades do governo chinês

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA) recebeu nesta quarta-feira uma comitiva de autoridades do governo chinês para discutir assuntos relacionados ao meio ambiente e ao clima. Os senadores defenderam investimentos estrangeiros para financiar a preservação da Amazônia e elogiaram o resultado da conferência da ONU sobre o clima, em Paris.

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no Senado, senador Flexa Ribeiro (PSDB – PA), defendeu um maior intercâmbio cultural e comercial entre os dois países e o repasse de tecnologia para ajudar na preservação do meio ambiente.

15/12/2015, 12h44 - ATUALIZADO EM 15/12/2015, 12h59
Duração de áudio: 02:10
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE RECEBEU NESTA QUARTA-FEIRA UMA COMITIVA DE AUTORIDADES DO GOVERNO CHINÊS PARA DISCUTIR ASSUNTOS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE E AO CLIMA. LOC: OS SENADORES DEFENDERAM INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS PARA FINANCIAR A PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA E ELOGIARAM O RESULTADO DA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE O CLIMA, EM PARIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle apresentaram aos parlamentares e autoridades do governo chinês um panorama sobre a legislação e a proteção ambiental no Brasil. Segundo dados oficiais, o país tem a maior rede de áreas protegidas do mundo, como florestas e parques nacionais, unidades de conservação e reservas indígenas, a maior parte na Amazônia. A preservação destas áreas é financiada com recursos do orçamento, doações e fundos internacionais. Durante a reunião, os representantes dos dois países elogiaram o resultado da COP 21, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Paris. O acordo considerado histórico foi assinado por 195 países e estabelece um esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O texto ainda prevê a criação de um fundo anual de 100 bilhões de dólares para conter o aquecimento global e minimizar seus efeitos. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, pediu mais investimentos e ajuda internacional para preservar a Amazônia. (Ana Amélia) “Saímos recentemente da COP 21, e as conclusões das emissões foram muito festejadas e eu penso que também os fundos internacionais da área de meio ambiente poderiam sim financiar ou ajudar financeiramente a preservação destes oitenta por cento da Amazônia, ora com fornecimento de tecnologia ou com recursos financeiros, para que o Brasil continue sendo o pulmão do mundo” (Repórter) O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no Senado, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, também defendeu um maior intercâmbio cultural e comercial entre os dois países e o repasse de tecnologia para ajudar na preservação do meio ambiente.

Ao vivo
00:0000:00