Comissão de educação debate educação de jovens e adultos — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão de educação debate educação de jovens e adultos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) debateu com autoridades e especialistas, em audiência pública, a educação de jovens e adultos. Os senadores e convidados defenderam um pacto a favor da educação, apontaram avanços nos últimos anos, mas destacaram desafios, como o fim do analfabetismo.

A presidente da CE, senadora Fátima Bezerra (PT-RN),  defendeu uma ampla mobilização para colocar em prática o Plano Nacional de Educação. A nova lei aprovada pelo Congresso tem entre suas metas mais investimentos no setor, o fim do analfabetismo, o aumento de matrículas de jovens e adultos nos ensinos fundamental, médio e superior e na educação profissional.

10/12/2015, 12h55 - ATUALIZADO EM 10/12/2015, 13h29
Duração de áudio: 02:25
Edílson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATEU COM AUTORIDADES E ESPECIALISTAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. LOC: OS SENADORES E CONVIDADOS DEFENDERAM UM PACTO A FAVOR DA EDUCAÇÃO, APONTARAM AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS DESTACARAM DESAFIOS, COMO O FIM DO ANALFABETISMO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) As autoridades e especialistas explicaram que a educação de jovens e de adultos é um direito previsto na Constituição. Apesar de destacarem avanços nos últimos anos, como a criação de um fundo nacional para financiar a educação e a melhoria nos indicadores de acesso e da qualidade do ensino, eles destacaram desafios que precisam ser enfrentados para garantir a aprendizagem ao longo da vida. O representante do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif, lembrou que cerca de 13 milhões de brasileiros não sabem ler e escrever e mais de 80 milhões de pessoas não concluíram o ensino médio na idade certa. Deste total, apenas 4 milhões são atendidos atualmente pelo programa de Educação de Jovens e Adultos, o antigo supletivo. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, defendeu uma ampla mobilização para colocar em prática o Plano Nacional de Educação. A nova lei aprovada pelo Congresso tem entre suas metas mais investimentos no setor, o fim do analfabetismo, o aumento de matrículas de jovens e adultos nos ensinos fundamental, médio e superior e na educação profissional. (Fátima Bezerra) “Carece cada vez mais de ser um tema muito mobilizador. Daí porque nós continuarmos até hoje defendendo a construção de um verdadeiro pacto federativo, que envolva não só os gestores, os estudantes, os professores nas três esferas, mas um pacto que tenha a dimensão de envolver a sociedade também” (Repórter) A audiência pública na Comissão de Educação serviu para lançar e divulgar no Congresso Nacional a Conferência Internacional de Educação de Adultos, a Confintea Brasil+6, marcada para abril de 2016, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A reunião coordenada pela Unesco deve avaliar as políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos no Brasil e no mundo.

Ao vivo
00:0000:00