Brasil tem 69 mil casos de câncer de próstata diagnosticados por ano
Transcrição
LOC: O BRASIL TEM 69 MIL CASOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA DIAGNOSTICADOS POR ANO.
LOC: O SENADO REALIZOU SESSÃO ESPECIAL NESTA SEGUNDA-FEIRA EM HOMENAGEM AO INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA, QUE CRIOU A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL. REPÓRTER HEBERT MADEIRA.
(Repórter) O objetivo da campanha é combater o preconceito masculino de ir ao médico, quando necessário, para fazer o exame de toque, importante para o diagnóstico do câncer de próstata. No Brasil, 69 mil casos são diagnosticados a cada ano, e em 2013, a doença matou mais de 13 mil homens. Quem informa é a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, que presidiu a sessão, e lembrou que o Congresso Nacional está iluminado de azul desde o dia 1º de novembro. Só em 2014 foram mais de duas mil ações no país inteiro, desde iluminação de pontos turísticos a palestras informativas e intervenções em eventos populares. Ela defende que prevenir é sempre um método eficaz, e o número de casos é preocupante.
(Ana Amélia) A busca de um urologista pelos homens é fundamental. O câncer de próstata é, no Brasil, o mais comum entre os homens, segundo dados mais atualizados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Todos os anos são registrados quase 70 mil novos casos dessa doença. Isso significa que, a cada hora, sete brasileiros são diagnosticados.
(Repórter) O movimento Novembro Azul foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Com a campanha, que surgiu nas mídias sociais, houve a necessidade de algo maior, que pudesse mobilizar desde o cidadão mais comum a grandes personalidades, como explicou a presidente, Marlene Oliveira. Além da prevenção, o instituto também trabalha para facilitar o acesso ao tratamento.
(Marlene Oliveira) Esse movimento veio de encontro onde nada havia sobre a saúde masculina. Havia uma carência, uma necessidade de abordar e conscientizar os homens acerca da sua própria saúde. Nós, durante todo ano falamos sobre a saúde do homem, e em novembro, a gente foca no câncer de próstata.
(Repórter) A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens de 50 anos consultem o urologista pelo menos uma vez ao ano. Aqueles que têm histórico da doença na família devem ir a partir dos 45. Mais de 40 equipes estão nas ruas do país inteiro para mobilizar sobre tema.