Projeto determina que horário de verão comece só em novembro nos anos de eleições presidenciais — Rádio Senado
Propostas

Projeto determina que horário de verão comece só em novembro nos anos de eleições presidenciais

O horário de verão poderá começar só em novembro nos anos de eleições presidenciais. É o que está propondo o senador Roberto Rocha (PSB – MA), autor de um projeto (PLS nº 559/2015) que determina a mudança nos relógios apenas depois do segundo turno.

O senador quer evitar a repetição do que aconteceu em 2014, quando a população só teve acesso aos números da apuração dos votos às oito da noite, hora de Brasília. O Tribunal Superior Eleitoral teve que esperar três horas para anunciar o primeiro boletim porque essa é a diferença no fuso entre Brasília e o Acre durante o horário de verão.

15/10/2015, 12h24 - ATUALIZADO EM 15/10/2015, 14h53
Duração de áudio: 02:13
Foto: Renato Araújo/ABr/Arquivo

Transcrição
O HORÁRIO DE VERÃO PODERÁ COMEÇAR SÓ EM NOVEMBRO NOS ANOS DE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. É O QUE DETERMINA UM PROJETO APRESENTADO RECENTEMENTE NO SENADO. ATUALMENTE, O HORÁRIO DE VERÃO TEM INÍCIO NO TERCEIRO DOMINGO DE OUTUBRO. PORTANTO, QUEM MORA NAS REGIÕES SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE VAI TER QUE ADIANTAR O RELÓGIO EM UMA HORA A PARTIR DESTE DOMINGO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: TÉC: Nada de horário de verão durante o período de eleições para presidente da República. É o que está propondo o senador Roberto Rocha, do PSB do Maranhão, autor de um projeto que determina a mudança nos relógios apenas depois do segundo turno. O senador quer evitar a repetição do que aconteceu em 2014, quando a população só teve acesso aos números da apuração dos votos às oito da noite, hora de Brasília. O Tribunal Superior Eleitoral teve que esperar três horas para anunciar o primeiro boletim porque essa é a diferença no fuso entre Brasília e o Acre durante o horário de verão. E para garantir a divulgação dos primeiros números logo depois do fechamento das urnas, o projeto estabelece que a votação seja feita em todo o País entre nove da manhã e seis da tarde pela hora de Brasília. Assim, a votação no Acre, por exemplo, começaria às sete da manhã e terminaria às quatro da tarde, no horário local. Para Roberto Rocha, adiar o início do horário de verão nos anos de eleição presidencial não vai prejudicar o setor elétrico. (ROCHA) Precisamos de mais energia, mas precisamos também de mais transparência. Nossa proposta pretende alterar o horário de verão um mês além do que é hoje apenas de quatro em quatro anos. Isso não vai modificar absolutamente o esforço que o Brasil faz para economizar energia. (REPÓRTER) Desde 1985, portanto há 30 anos, o País adota o horário de verão de forma consecutiva. A medida vai até 20 de fevereiro de 2016, e o principal objetivo é aproveitar a duração maior da luz do dia nesta época do ano para reduzir a demanda de energia no período de pico no consumo, entre seis da tarde e nove da noite. O Ministério de Minas e Energia calcula em quatro bilhões de reais o valor que deverá ser economizado. Esse é o montante que seria gasto para a produção da eletricidade que deveria ser gerada para garantir o abastecimento se não houvesse horário de verão. Da Rádio Senado, Adriano Faria. PLS 559/2015

Ao vivo
00:0000:00