CRE aprova fundo de promoção de turismo do Mercosul

Transcrição
LOC: TRAZER MAIS TURISTAS PARA OS PAÍSES DO MERCOSUL. ESSE É O OBJETIVO DO FUNDO DE PROMOÇÃO DE TURISMO DO MERCOSUL CRIADO PELO BLOCO REGIONAL E APROVADO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO.
LOC: O PROJETO QUE RATIFICA A CRIAÇÃO DO FUNDO SEGUIU PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA:
(Repórter) A criação do Fundo de Promoção de Turismo do Mercosul foi assinada em 2009. Mas, para a medida entrar em vigor, é preciso ser aprovada pelos parlamentos dos países do bloco. Segundo o texto, a primeira contribuição anual será de 603 mil dólares, repartida da seguinte forma: 65% caberão ao Brasil, 20% à Argentina; e 7,5% ao Paraguai e Uruguai. O Fundo deve funcionar pelo prazo de cinco anos e poderá receber contribuições voluntárias de outros países, organismos e entidades. O objetivo é aumentar o fluxo de turistas de outros países para o Mercosul, por meio da participação conjunta em eventos turísticos internacionais, instalação de escritórios regionais, entre outras atividades. O relator da matéria, senador José Agripino, do democratas do Rio Grande do Norte, lembrou que Argentina, Paraguai e Uruguai já aprovaram a decisão. Para ele, o Brasil deve ratificar também, considerando a importância do turismo para a integração entre os povos e a promoção do desenvolvimento econômico do Mercosul, por meio do incremento da indústria do turismo e consequente criação de emprego.
(AGRIPINO) Falta o voto do Brasil, é a formação de um fundo financeiro para atuação dos países membros do Mercosul, para ações externas à região, de turismo, uma coisa produtiva, interessante, conveniente.
(Repórter) Também foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e seguiu para o plenário o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Egito, firmado em 2010. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.