Congresso mantém 24 dos 36 vetos, mas interrompe sessão antes de votar reajuste do Judiciário
Transcrição
LOC: A BASE ALIADA CONSEGUE MANTER VINTE E SEIS DOS TRINTA E DOIS VETOS QUE ESTÃO NA PAUTA DO CONGRESSO NACIONAL DESDE MARÇO.
LOC: A OPOSIÇÃO ESPERA DERRUBAR OUTROS SEIS QUE AINDA NÃO FORAM APRECIADOS. ENTRE ELES, O REAJUSTE DO JUDICIÁRIO, NUMA PRÓXIMA SESSÃO AINDA SEM DATA MARCADA. A REPORTATGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: Com a atuação da presidente Dilma Rousseff, os parlamentares aliados mantiveram 26 vetos na sessão do Congresso Nacional. Entre eles, o que isentava a cobrança do PIS/Cofins do óleo diesel e o que acabava com o Fator Previdenciário, que atrasa as aposentadorias por idade. Na prática, uma economia de R$ 100 bilhões para o governo. Mas a oposição impediu a apreciação de outros seis vetos, incluindo o reajuste do Poder Judiciário, o aumento superior à inflação das aposentadorias acima de um salário mínimo e a dedução no Imposto de Renda da compra de livros por professores. Mesmo assim, o líder do governo, senador Delcídio do Amaral do PT de Mato Grosso do Sul, disse que a manutenção de 26 vetos é uma vitória que terá repercussão positiva no mercado financeiro. Ele afirmou que a oposição sabia que perderia as demais votações, por isso, obstruiu.
(Delcídio) Acho que avançamos bastante. Até porque a oposição viu que estava numa posição de fragilidade e consequentemente entrou em obstrução. Senão teríamos votos para deliberar também sobre os demais vetos.
REP: O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado de Goiás, por sua vez, disse que na próxima sessão do Congresso, a oposição terá apoio de aliados para derrubar os vetos dos aposentados e do Judiciário.
(Caiado) Foi um empate aos 45 minutos de algo que estava perdido. Acredito que eles terão ampliado o seu apoio com chance real de derrubar o veto na próxima sessão.
REP: Além dos vetos, na pauta do Congresso está o projeto que libera R$ 368 milhões para o Fundo Aerus de ex-funcionários das extintas Varig, Transbrasil e Cruzeiro. Da Radio Senado, HC.